Quando volta a chover no Rio Grande do Sul? Produtores rurais começam a se preocupar com a diminuição das precipitações no estado e a perspectiva de curto prazo não se mostra favorável.
Exceto por pontos isolados, grande parte do território gaúcho está com chuva abaixo da média neste mês de janeiro e a tendência é o quadro não mudar nesta última semana do mês.
Uma massa de ar frio que ingressou trouxe uma semana de precipitação escassa no Rio Grande do Sul com registro de chuva na maior parte do estado, o que aumentou a preocupação no campo em um período de alta demanda hídrica na cultura de soja.
O ar frio e de alta pressão atmosférica, que provocou uma sucessão de dias com noites frias e temperatura agradável para esta época do ano, acabou por suprimir a instabilidade com a umidade canalizada para o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil.
O cenário de curto prazo não é favorável para chuva. Os dados dos modelos indicam que deve chover pouco no Rio Grande do Sul nesta última semana de janeiro e em parte do estado é possível que sequer chova.
O mapa a seguir traz a projeção de chuva para sete dias do modelo alemão Icon, que pode ser consultado a qualquer hora pelo nosso assinante (assine aqui), em que se observa como deve chover pouco no estado nesta reta final de janeiro.

METSUL
Uma massa de ar quente vai tomar conta do Rio Grande do Sul neste últimos dias de janeiro e isso vai favorecer o retorno da instabilidade com registro de chuva no território gaúcho.
Ocorre que a chuva será de natureza convectiva (associada ao calor e à umidade) e vai ser muito localizada. Ou seja, será o padrão de precipitação em que a chuva cai em um ponto e não cai em outro próximo, de forma irregular e muito mal distribuída.
Será a verdadeira “loteria da chuva” em que, no caso de um grande propriedade rural no interior, pode chover em uma parte da lavoura e não em outra. Ou no caso de uma cidade, chover apenas em um punhado de bairros.
Estas pancadas isoladas associadas ao calor devem começar a retornar entre terça (27) e quarta (28), mantendo-se depois mais na Metade Norte do Rio Grande do Sul. A Metade Sul será a região em que a chuva deve ser mais irregular e escassa nesta última semana de janeiro.
