O comentário é uníssono: saudades do dia de sol. O Rio Grande do Sul há muitos dias experimenta tempo fechado em que dificilmente se observa o sol ou céu azul. Quando não havia nuvens e o tempo estava mais aberto, a fumaça deixava o céu cinza e obscurecia o sol.
Os muitos dias seguidos de tempo cinzento não podem ser confundidos com um período de instabilidade. Houve dias de abundante nebulosidade e chuva, mas também ocorreram dias de nebulosidade mais escassa e que mesmo assim havia dificuldade para se enxergar o sol.
No fim do mês de agosto e agora em setembro, uma grande quantidade de fumaça de queimadas do Brasil alcançou o Rio Grande do Sul, trazida por correntes de vento de Norte, e isso fez com que muitos dias em que havia poucas nuvens parecessem nublado ou encoberto.
Nesta sexta-feira, muitas nuvens ainda cobrem o Rio Grande do Sul e ainda há presença de fumaça sobre o estado, logo não será ainda hoje que o tempo fica aberto e possa se ver novamente o céu azul em Porto Alegre e no interior.
Neste fim de semana, com o ingresso de uma massa de ar frio, ar mais limpo de Sul vai ingressar. Ainda são esperadas nuvens, mas já podem ocorrer aberturas de sol no Rio Grande do Sul.
A próxima semana deve ter tempo mais aberto. Serão vários dias com a presença do sol e nuvens esparsas, em alguns momentos até com céu claro, mas nevoeiro e neblina são prováveis no começo do dia em diferentes pontos.
A primeira metade da semana que vem, além de ter menos ou poucas nuvens, ainda verá a pluma de fumaça se afastar do território do estado. Assim, os gaúchos poderão voltar a conviver com o azul do seu céu que foi parar no repertório de Teixeirinha.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.