Anúncios

Grande Porto Alegre enfrenta uma semana de má qualidade do ar devido à fumaça das queimadas que chegou ao Sul do Brasil | FERNANDO OLIVEIRA

A qualidade do ar voltou a se deteriorar nesta sexta-feira na Grande Porto Alegre, mostram dados em tempo real de estações de monitoramento particulares que são acompanhadas pela MetSul Meteorologia na região metropolitana da capital gaúcha.

Os dados das estações indicaram na madrugada desta sexta-feira índices de qualidade do ar de até 151 no Vale do Sinos, logo no limite entre ruim (101 a 150) e muito ruim (151 a 200) com risco para a população em geral e especialmente em grupos sensíveis.

Na manhã de hoje, a qualidade do ar havia melhorado e os valores estavam ao redor de 50, em patamar que é considerado moderado e de baixo risco para grupos sensíveis à poluição atmosférica.

A piora nesta sexta-feira ocorre por ter a chuva parado e haver ainda a presença sobre o Rio Grande do Sul de fumaça de queimadas, o que explica a deterioração também em cidades do interior gaúcho.

Ontem, com chuva e ingresso de vento do quadrante Sul, estações de monitoramento da qualidade do ar chegaram a indicar valores entre 10 e 20 durante o dia na Grande Porto Alegre, ou seja, boa.

O pior dia foi a quarta-feira, quando estas mesmas estações passaram o dia com valores acima de 100 e em alguns momentos chegaram a indicar qualidade do ar muito ruim com IQA (índice de qualidade do ar) acima de 160 pela alta presença de material particulado fino (MP 2,5) devido à fumaça.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.