Anúncios

Por que o temporal no Rio que deixou seis mortos pode não ser a última tragédia de chuva neste fevereiro? Informamos no começo do mês que o Sudeste do Brasil teria muita chuva em fevereiro. Agora alertamos que o maior volume, porém, ainda está por vir. 

Temporal causa danos na cidade do Rio de Janeiro. Na avenida Niemeyer, que liga os bairros do Leblon e São Conrado, na zona sul, deslizamento atingiu um ônibus, que acabou tombando sobre a ciclovia na encosta da pista.

Temporal causa danos na cidade do Rio de Janeiro. Na zona sul várias árvores caíram atingindo calçadas e carros.

Na cidade do Rio de Janeiro, segundo dados do AlertaRio, a chuva na primeira semana do mês somou 321 mm em Guaratiba, 310 na Barra, 274 mm no Vidigal, 270 mm no Alto da Boa Vista e 253 mm no Jardim Botânico. Maior parte destes volumes na quarta.


Na próxima semana, forte massa de ar frio pode ingressar no Sul do Brasil segundo vários modelos. Isso instabilizaria muito o tempo na Região Sudeste com novos episódios de temporais fortes e eventos de chuva extrema. Mapa com a projeção de chuva para 15 dias do modelo global americano indica volumes altíssimos de chuva no Sudeste no acumulado dos próximos 15 dias. Estados que devem ser mais afetados são RJ, MG e ES. No Centro-Oeste, Goiás terá chuva excessiva.

São Paulo pode ter temporais isolados de muita chuva semana que vem, mas Rio e Minas são as regiões com potencial maior de transtornos por excesso de chuva no restante deste mês. Minas, em particular, deve ser mais afetada. 6. A chuva, como alertamos no final da semana passada, atrapalhou nesta semana as buscas em Brumadinho e acelerou o escoamento dos rejeitos no Paraopeba, segundo o SOS Mata Atlântica. Na próxima semana a chuva deve aumentar ainda mais na área do desastre-crime ambiental.


Diante desse cenário, novos episódios de deslizamentos e inundações no Sudeste do Brasil são prováveis no restante deste mês e alcançando uma área maior com número mais alto de municípios afetados. (Com fotos de Tânia Rego/Agência Brasil)

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios