Um episódio muito significativo de chuva atinge o Norte do Chile, na região de Antofagasta. A área mais castigada é a do deserto do Atacama, uma das zonas mais áridas do planeta, onde a chuva provocou aluviões de terra e rochas que arrastaram carros e interromperam rodovias.

Leia tambémSequência de dias de alto risco terá chuva excessiva e tempestades

Os vídeos registrados por cinegrafistas amadores no deserto mostram momentos de pânico com carros sendo levados pela torrente de água e pedras nas proximidades de Calama.

 

Verdadeiros temporais de chuva e raios atingiram a região nesta semana e devem prosseguir. Impressionantes imagens de descargas elétricas foram registrados pelo fotógrafo chileno Pablo Carrillo em pleno deserto, uma cena pouco habitual.

Leia tambémPrimeiro furacão do ano no Atlântico já tem data para se formar

Calama, cidade de porte médio no deserto e porta de entrada para os turistas que chegam de avião para a turística San Pedro de Atacama, teve os serviços comprometidos pelo mau tempo. A cidade está há 3 dias sem água, além de prédios e residências terem sofrido danos em consequência da chuva excessiva.