Anúncios

Um ciclone extratropical podia ser observado nesta sexta-feira sobre o Atlântico Sul como uma espiral de nuvens a Leste do Uruguai enquanto no Rio Grande do Sul o tempo estava aberto à tarde em todo o estado com muito sol.

NOAA/NASA

A imagem acima do satélite meteorológico GOES-16 mostra o ciclone extratropical em mar aberto no Atlântico a Leste do território uruguaio sem causar grandes impactos no continente.

De acordo com os dados de análises dos modelos, o ciclone não chega a ser profundo. A pressão atmosférica em seu centro na tarde desta sexta-feira era de 995 hPa e a tendência é o sistema se afastar.

Como ocorre normalmente com ciclones na costa uruguaia, ar seco é impulsionado a Oeste do sistema na direção do Nordeste da Argentina e do território do Rio Grande do Sul.

Justamente por isso o sol predominava nesta sexta-feira no Rio Grande do Sul e não se deram pancadas de chuva e temporais como consequência do calor, tal como havia se dado nos dois primeiros dias do ano. O ar seco impulsionado pelo ciclone inibiu a ocorrência de instabilidade.

Conforme o prognóstico da MetSul Meteorologia, o ar seco seguirá atuando no estado gaúcho nos próximos dias com o predomínio do tempo firme, o que é uma excelente notícia para quem está nas praias.

Como consequência, a previsão é de um fim de semana de muito sol para os gaúchos e com amplos períodos de céu claro, especialmente no sábado. No domingo, parte do dia pode ter nuvens baixas no Sul e em setores do Leste gaúcho, mas depois o tempo abre.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.