O começo do ano é de temporais no Rio Grande do Sul com tempestades localizadas ontem e no primeiro dia de 2025 no estado, especialmente em cidades das Metades Sul e Leste do estado. Os temporais, isoladamente, foram até fortes com chuva intensa, queda de granizo de variado tamanho e vendavais.
Uma massa de ar quente e úmido proporciona o ambiente favorável para a formação do temporais que ocorrem principalmente da tarde para a noite pelo aquecimento diurno.
Trata-se de uma condição bastante típicos do verão em que calor e umidade se combinam para gerar nuvens carregadas na segunda metade do dia com pancadas de chuva e não raro temporais localizados.
No primeiro dia do ano, o calor que beirou os 35ºC na Grande Porto Alegre estimulou a formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical com chuva forte a intensa e rajadas de vento acima dos 70 km/h.
Foi o que causou o temporal na capital, deixou mais de 100 mil clientes sem energia na área da CEEE Equatorial e afetou a programação da posse do prefeito de Porto Alegre. Em algumas ruas da cidade, especialmente do Quarto Distrito, as cenas de ruas tomadas pelas águas com o não funcionamento das casas de bombas recordou as dos mês de maio na enchente.
Hoje, novos temporais foram registrados e desta vez com queda de granizo de maior diâmetro e vendavais mais fortes, porém em ocorrências localizadas. O Sul do estado foi a área mais afetada por tempo severo durante esta quinta-feira.
Conforme dados da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia em Jaguarão, as rajadas de vento atingiram 97 km/h durante um forte temporal com chuva na cidade da fronteira com o Uruguai.
Ainda no Sul gaúcho, tempestades severa atingiu a cidade do Rio Grande hoje, mas foi o granizo o principal fenômeno com pedras de tamanho até médio a grande na cidade portuária. No fim da tarde, granizo atingiu a cidade de Viamão, na Grande Porto Alegre.
TEMPO | Temporal hoje em Jaguarão, na fronteira com o Uruguai, com vento perto de 100 km/h. 📷 Lucas Bermudes pic.twitter.com/2fqpOVrXcb
— MetSul.com (@metsul) January 2, 2025
TEMPO | Granizo nesta quinta-feira em Rio Grande, no Sul gaúcho. 📷 @williamgeofurg pic.twitter.com/owVqPD3STD
— MetSul.com (@metsul) January 2, 2025
O período de instabilidade, entretanto, está chegando ao fim. A partir de hoje e ao menos até o dia 10 deste mês se espera o predomínio do tempo firme no Rio Grande do Sul.
Trata-se de uma excelente notícia para quem está nas praias, uma vez que serão muitos dias de sol pela frente. Por outro lado, o ar mais frio e de alta pressão que vai estar sobre o mar e trazer os dias de sol vai favorecer tempo ventoso no litoral.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.