Anúncios

As primeiras tardes de calor mais forte do ano em Curitiba terminaram em chuva forte e temporal com nuvens carregadas cobrindo durante a tarde a capital paranaense. Ontem, fez 31,9ºC em Curitiba e hoje a máxima chegou a 29,9ºC antes de mais um temporal. A máxima de ontem foi a primeira vez que a cidade registrou 30°C ou mais neste ano pela rede de dados do Instituto Nacional de Meteorologia.

GUSTAVO PRENDIN/SIMEPAR/DIVULGAÇÃO

Os dados mostram que entre os dias 4 e 9 de janeiro deste ano a temperatura nem sequer chegou a 25°C. No dia 4 de janeiro, por exemplo, a máxima foi de apenas 21°C e no meio da tarde a temperatura estava apenas entre 14ºC e 15ºC. No dia seguinte, os termômetros acusaram 23,2°C. Já nos dias 8 e 9 fez 21,7°C.


O começo de ano de temperatura mais baixa ocorreu porque desde o fim do ano passado a cidade passava por uma sequência de dias mais úmidos com nuvens, instabilidade e pancadas de chuva que dificultam o aquecimento diurno. O mesmo se deu no interior do Paraná com excesso de chuva em algumas regiões. Somou-se ainda a chegada de uma massa de ar mais frio no começo do ano.

No mesmo período do ano passado, entre 1º e 17 de janeiro de 2022, Curitiba registrou cinco dias com máximas ao redor e acima de 30°C nos primeiros 17 dias de 2022, portanto o começo de 2023 está mais ameno e com menor frequência de calor que no ano passado.


Com a atmosfera mais aquecida, o calor e a umidade presente sobre o Paraná, o aquecimento diurno deu origem a temporais típicos de verão nas tardes de ontem e hoje. Tal como ontem, o temporal causou alagamentos e alguns destelhamentos. Parte do forro de um supermercado veio abaixo na tempestade da tarde desta terça.

A expectativa para os próximos dias no Leste do Paraná e também na Capital é de o tempo seguir instável com pancadas de chuva. O sol aparece com nuvens, mas ocorrem momentos de maior nebulosidade. As máximas devem ser menores, mas segue abafado. O risco de temporal persiste, mas será menor com a atmosfera menos aquecida.

Na sexta-feira e no fim de semana, a umidade estará mais alta e a atmosfera mais quente, o que aumentará o risco de eventos de chuva forte isolada e de novos temporais. As tardes vão ser mais quente no fim de semana, podendo bater nos 30ºC.

Anúncios