Anúncios

A primeira semana do inverno de 2021 no Rio Grande do Sul poderá será ser dividida em três partes: a primeira com mescla de sol e nuvens, a segunda com alerta para temporais e a terceira com ar seco e frio. Nesse interim, a primeira metade da semana a umidade seguirá muito presente com manutenção da presença das nuvens, notadamente em trechos do Centro, Norte e Leste do Estado. A primeira vista a segunda-feira ainda começará com nuvens baixas e/ou nevoeiros com impacto na visibilidade. Durante a tarde o sol aparece entre  nuvens em diversas áreas com aquecimento devagar a tarde. Entre a terça e a quarta, contudo as nuvens diminuem embora ainda sigam presentes e, com isso, aumenta a amplitude térmica.  Seja como for as mínimas poderão baixar de 10°C em muitas áreas, com marcas ao redor de 5°C nos pontos de maior altitude e máximas perto de 20°C. No fim da quarta-feira as nuvens aumentam no Oeste e pode chover.

Jato de baixos níveis propicia temporais


Por outro lado, na quinta-feira uma forte corrente de vento do quadrante Noroeste a 1500 metros do solo, o que chamamos de jato de baixos níveis, irá transportar ar mais aquecido em direção ao Estado. Sob o mesmo ponto de vista tal vento mais quente irá propiciar um dia mais ameno com marcas de temperatura que há dias não eram registradas no Rio Grande do Sul. Em contrapartida, isso representa risco na medida em que antecipa o avanço de uma nova frente fria e eleva o risco para temporais. Alerta-se para o risco de chuva forte e tempestades com vendavais localizados e raios ao longo do dia, sobretudo na Metade Sul e Oeste. Pulsos de chuva forte a torrencial poderão ocorrer gerando altos volumes de chuva em poucas horas.  Em princípio, os maiores acumulados de precipitação neste evento de instabilidade irão se concentrar na Metade Sul do Estado com projeção de 50 a 75 mm. Entre o Norte e o Leste o sol aparece e a temperatura sobe a tarde antes do avanço da instabilidade de forma isolada.

Posteriormente, na sexta-feira a instabilidade se espalha mais pelo Estado, porém aparentemente perde força quando avança para a Metade Norte do território gaúcho No fim da tarde começa a ingressar ar mais seco e frio pelo Oeste por conta da chegada de uma nova massa de ar polar.


No primeiro fim de semana da nova estação uma nova massa de ar polar irá avançar propiciando tempo seco e frio. O ar seco e frio de origem polar irá tomar conta de todas as regiões no sábado e no domingo com previsão de frio intenso  nas manhãs, noites e madrugadas que terão marcas inferiores a 5°C na grande maioria das regiões.

Anúncios