Anúncios

Uma massa de ar muito quente cobre o Rio Grande do Sul há vários dias e começa a ganhar ainda mais força sobre o estado, o que traz temperatura extremamente alta. A semana teve início já com máximas muito elevadas no território gaúcho e as máximas devem se elevar ainda mais a partir de agora.


Ontem, por exemplo, segundo dados oficiais, as máximas atingiram 39,1ºC em Quaraí, 38,6ºC em Uruguaiana, 37,7ºC em Alegrete e São Borja, 37,6ºC em São Luiz Gonzaga, 36,7ºC em São Gabriel, 35,6ºC em Santa Rosa e 35,3ºC em Santa Maria.

O calor foi intenso ainda na Grande Porto Alegre. A capital gaúcha teve máximas na segunda-feira de 35,5ºC no Jardim Botânico e de 34,2ºC em Belém Novo. Na área metropolitana, máximas de 35,5ºC em Campo Bom e 35,4ºC em Parobé.


Com a intensificação da massa de ar quente, a temperatura sobe ainda mais no Rio Grande do Sul nesta terça-feira com uma tarde que será muito quente na maior parte do estado e tórrida em algumas regiões.

A terça-feira terá a presença do sol em todo o Rio Grande do Sul, embora nuvens esparsas sejam esperadas na maioria das regiões no decorrer do dia à medida que a atmosfera superaquecida estimula a formação de nebulosidade.

O calor aumenta e a tarde terá marcas escaldantes em diversas cidades. Máximas perto ou acima de 35ºC são esperadas na maioria das regiões gaúchas e que podem atingir até 40ºC no Oeste gaúcho.

As áreas de Quaraí, Barra do Quaraí, Uruguaiana, Itaqui, Alegrete, Maçambará e São Borja devem ter máximas na tarde de hoje de 38ºC a 40ºC, não se descartando mais de 40ºC em alguns pontos.

Por conta do calor excessivo, mesmo que modelos numéricos não indiquem precipitação, não se pode descartar chuva isoladíssima de verão em pontos da Metade Norte gaúcha, mas em menor número de localidades do que na segunda-feira e desta vez com maior probabilidade em pontos mais ao Norte gaúcho.

Na Grande Porto Alegre, dia de sol e muito calor. Sol predomina ao longo do dia, apesar de nuvens esparsas. A probabilidade de chuva de verão isolada é menor do que ontem, quando choveu à tarde em vários pontos da região.

O começo da manhã é de temperatura ainda agradável, mas com o sol aquece rapidamente e já no meio da manhã faz calor. A tarde na região metropolitana será tórrida com máximas generalizadas de 35ºC a 37ºC.

Anúncios