Anúncios

Daniel Fleck

A tendência para esta semana no Rio Grande do Sul é o predomínio do tempo seco, indica a previsão do tempo da MetSul Meteorologia. Um ciclone extratropical que se formou no Leste da Argentina impulsionou ar mais seco para o território gaúcho, o que vai garantir um começo de semana ensolarado no Estado, condição que deve prosseguir no decorrer dos próximos dias com dias luminosos e de muito sol com amplos períodos de céu claro e ausência total de nebulosidade. O tempo muito aberto e ensolarado fará com que os índices UV fiquem muito altos a extremos.


A massa de ar impulsionada pelo ciclone para o território gaúcho é também mais fria. Por isso, a tendência é que as madrugadas desta primeira semana do verão sejam de mínimas abaixo da média e as tardes mais agradáveis.

As madrugadas, inclusive, devem ser frias em algumas regiões até a quarta-feira. As máximas é que se elevam mais de quarta-feira em diante com aquecimento mais acentuado no Oeste e no Noroeste do Rio Grande do Sul, onde as tardes devem ser de forte calor com máximas em alguns pontos superiores aos 35ºC.

Chuva escassa

A previsão do tempo da MetSul aponta também que os volumes de chuva nesta semana no Rio Grande do Sul serão bastante escassos. Na grande maioria dos municípios do Estado sequer deve chover durante toda esta semana com tardes de baixa umidade relativa do ar.

Em ponto do Oeste e do Noroeste é que não descartadas pancadas bastante isoladas de chuva associadas ao calor mais para o final da semana. A noite de véspera de Natal e o dia de Natal no Rio Grande do Sul serão marcados pelo predomínio do tempo seco, assim quem planeja celebrar ao ar livre não precisará contratar ou providenciar nenhuma proteção para chuva para a hora da ceia.

Vento Leste

Espera-se um grande contraste térmico entre o ar mais frio na costa e ar mais quente no interior do continente no decorrer da semana. Essa condição de gradiente de temperatura deve favorecer vento nos próximos dias. Trata-se do vento que se intensifica da tarde para a noite e sopra do quadrante Leste, em alguns momentos com  rajadas, mas que não traz danos.


Será um dos fatores para aquecer menos em áreas do Leste gaúcho no decorrer desta semana. O litoral será uma das regiões com tempo mais ventoso durante a segunda metade desta semana, aponta a previsão do tempo da MetSul.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Anúncios