Anúncios

O Rio Grande do Sul terá uma semana de Natal com temperatura baixa para esta época do ano, inclusive com frio abaixo de 10ºC durante a madrugada em algumas regiões. Este período de temperatura baixa na primeira semana do verão se dará em consequência de ar mais frio e seco impulsionado por um ciclone na costa da Argentina.

O avanço do ar mais seco e frio a partir do Oeste e do Sul já trouxe mínimas baixas para a segunda quinzena de dezembro neste domingo (19). Os termômetros indicaram durante a madrugada de hoje mínimas de 12,1ºC em Herval, 14,1ºC em Bagé, 14,3ºC em Aceguá e Lavras do Sul, 14,8ºC em Caçapava do Sul e 15,0ºC em Quaraí. Estas seriam mínimas altas no inverno, mas em se tratando do começo do verão são baixas.

Ocorre que as mínimas nesta primeira metade da semana devem ser ainda mais baixas que as anotadas neste domingo em parte do Rio Grande do Sul. Na região da Campanha, nas áreas de Bagé e Livramento, por exemplo, as madrugadas desta segunda, terça-feira e quarta podem registrar entre 10ºC e 12ºC com marcas isoladamente inferiores. Já no Sul do Estado, na área de Pelotas, marcas de 12ºC a 14ºC na madrugada entre esta segunda e a quarta-feira. No Oeste, região de Uruguaiana, marcas de 14ºC a 15ºC nas madrugadas até a metade da semana, mas na terça pode fazer até 13ºC na cidade da fronteira. Por sua vez, o Centro do Estado, tendo como base Santa Maria, pode registrar entre 13ºC e 15ºC nas madrugadas até quarta. No Noroeste, mínimas em baixadas entre 11ºC e 13ºC nesta primeira metade da semana, mas de 14ºC a 15ºC na maioria dos locais.

Grande Porto Alegre pode ter 13ºC

Na Grande Porto Alegre, as madrugadas serão bastante amenas para a primeira metade do verão nos próximos dias. A tendência para a cidade de Porto Alegre é de mínimas de 16ºC nesta segunda, e 15ºC na terça e na quarta-feira. Em pontos da área metropolitana costuma fazer até 2ºC a menos no período noturno, logo em pontos da Grande Porto Alegre são possíveis mínimas de até 13ºC na terça e na quarta, especialmente em áreas rurais como Lomba Grande, em Novo Hamburgo, ou em Morungava, em Gravataí.

Maior frio noturno será na Serra

As menores mínimas devem ocorrer na região da Serra Gaúcha pela altitude e o ar muito seco esperado. Caxias do Sul e Gramado devem ter entre 13ºC e 14ºC nesta segunda, 9ºC ou 10ºC na terça e 12ºC a 13ºC na quarta. Nos Campos de Cima da Serra, mínimas podem cair a 12ºC a 14ºC nesta segunda-feira, 6ºC a 8ºC na terça e 7ºC a 9ºC na quarta. Sempre é importante recordar que em áreas de Serra a temperatura varia muito em noites de ar muito seco e céu claro entre cumes e baixadas, assim diferenças nas mínimas de 5ºC a 6ºC dentro de um mesmo município são comuns conforme o ponto.

Outra região de maior altitude do Estado é a de Soledade e do Planalto Médio, na área de Passo Fundo. Nesta parte do Estado, a influência do ar frio será menor e as mínimas não cairão tanto. Passo Fundo deve ter 16ºC nesta segunda de mínima e 13ºC a 15ºC na terça e na quarta. Os termômetros devem indicar menos nas áreas de baixadas de Soledade.

Calor retorna para o Natal

A temperatura se eleva na segunda metade da semana no Rio Grande do Sul, afinal nesta época do ano é comum que os pulsos de ar frio influenciem o tempo por curto período. Este aquecimento, entretanto, não deve ser generalizado. Áreas do Noroeste e do Oeste vão ter máximas acima de 35ºC na segunda metade desta semana, mas Porto Alegre deve ter máxima ao redor de 30ºC a 31ºC na véspera e no dia de Natal.

Anúncios