Anúncios

A previsão do tempo para os próximos sete dias indica que os maiores volumes de chuva no Centro-Sul do Brasil devem seguir ocorrendo na Região Sudeste, especialmente entre Minas Gerais, o Rio de Janeiro e o Espírito Santo com altos volumes em algumas áreas, assim como ocorreu ontem em Belo Horizonte e outras cidades mineiras.


O mapa acima mostra a projeção de chuva para os próximos sete dias do modelo alemão Icon para o Centro-Sul do Brasil em que se observa a perspectiva de enorme variabilidade de volumes de um ponto para o outro com os maiores acumulados previstos para o Sudeste do país e o estado do Paraná. Este modelo e outros de chuva podem ser acessados pelo assinante com várias atualizações diárias em nossa plataforma de mapas.

Uma frente fria atua no Oceano Atlântico na altura do Sudeste, organizando um canal de umidade sobre a região que favorece precipitações persistentes e localmente volumosas com possibilidade de alagamentos e inundações. Os volumes de chuva em São Paulo, ao contrário, devem ser menores que nos últimos dias, apesar do risco de tempestades isoladas de chuva forte. O Litoral Norte paulista tem risco de chuva por vezes intensa.

No Centro-Oeste do Brasil, a chuva cai com maiores volumes nos estados do Mato Grosso do Sul e de Goiás ao passo que no Mato Grosso as precipitações serão muito irregulares na sua distribuição com altos volumes localizados e pouco ou nada de chuva em localidades próximas. Pancadas isoladamente fortes podem atingir também o Distrito Federal.


No Sul do Brasil, o Paraná é o estado que deve seguir recebendo os mais altos volumes de chuva da região. Algumas localidades paranaenses tiveram mais de 400 mm de precipitação apenas na primeira metade do mês.

No Rio Grande do Sul, o tempo seco predomina ao longo desta semana, entretanto o tempo deve se instabilizar no sábado na maioria das regiões gaúchas com os maiores acumulados previstos para a Metade Norte do estado. No Sul gaúcho, a chuva deve ser muito escassa e pode até não cair em algumas cidades.

Anúncios