Anúncios

DENIS GOERL

Uma forte massa de ar quente cobre o Norte e o Nordeste da Argentina com calor muito intenso. Na quarta, as máximas chegaram aos 42ºC no Norte argentino e hoje passaram outra vez dos 40ºC na região. Esta massa de ar quente vem influenciando o tempo no Rio Grande do Sul mais a Oeste com calor intenso em cidades próximas do país vizinho, na Fronteira Oeste e no Noroeste.

De acordo com dados de estações oficiais, as máximas da quinta-feira no estado gaúcho atingiram 37,7ºC em Uruguaiana, 37,2ºC em São Borja, 36,6ºC em Quaraí, 36,2ºC em Alegrete e 35,3ºC em São Luiz Gonzaga.


Por sua vez, as estações automáticas particulares e da Secretaria da Agricultura acusaram máxima ontem à tarde de 37,2ºC em Maçambará, 36,3ºC em Porto Xavier, 36,1ºC em Bagé, 35,6ºC em Itaqui e 35,0ºC em Porto Vera Cruz.

O calor que nestes últimos dias vinha se limitando mais a Oeste no Rio Grande do Sul entre amanhã e sábado começará a avançar mais para Leste no território gaúcho à medida que a massa de ar muito quente se expande pelo estado.


Com isso, a tendência é forte elevação da temperatura na maior parte do estado e calor nesta sexta e no sábado em cidades que nos últimos dias vinham com temperatura agradável e vento mais a Leste do estado, como Porto Alegre e Pelotas.

O resultado será uma véspera de Natal quente. Nesta sexta, o calor deverá aumentar em todas as regiões e no sábado, no dia que antecede o Natal, as máximas tendem a subir ainda mais com uma tarde escaldante em diversas regiões gaúchas.

Nesta sexta, a tarde deve ter 36ºC a 38ºC novamente no Oeste e as máximas muito elevadas acima de 35ºC vão se estender pela Depressão Central até o Centro do estado (região de Santa Maria), os vales e a Grande Porto Alegre.

No sábado de véspera de Natal, o calor mais intenso deve se concentrar em parte do Oeste e do Noroeste, especialmente entre as Missões e a área de São Borja, o Centro do estado, áreas do Leste gaúcho a Oeste da Lagoa dos Patos como de Camaquã e Pelotas, os vales e a Grande Porto Alegre, com 35ºC a 38ºC.

Entre a tarde e a noite do sábado se espera que com o calor e a aproximação de uma frente fria ocorram pancadas de chuva em diversas cidades gaúchas, notadamente das Metades Sul e Oeste, o que deverá frustrar maior aquecimento e máximas mais extremas em localidades destas regiões.

Anúncios