Presidente dos Estados Unidos Joe Biden diante de uma tela com mapa do Serviço Nacional de Meteorologia com previsão de sensação térmica e valores de até 60ºC abaixo de zero antes do Natal | ALEX WONG/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP/METSUL METEOROLOGIA

O presidente dos Estados Unidos teve uma reunião de emergência com órgãos federais tanto de segurança como da Meteorologia na Casa Branca na tarde desta quinta-feira para receber os últimos alertas e previsões sobre a extraordinária onda polar que assola os Estados Unidos com temperaturas e sensação térmica jamais vistas em décadas em diversos estados.

“A tempestade é perigosa e ameaçadora com até 60ºC abaixo de zero. Este é realmente um alerta meteorológico muito sério. E vai de Oklahoma até Wyoming, e de Wyoming até Maine. Portanto, encorajo a todos – todos, por favor, prestem atenção aos avisos locais, entramos em contato e tentamos entrar em contato com 26 governadores até agora nas regiões afetadas”, disse o presidente dos Estados Unidos.

Joe Biden orientou a população a acessar o site Weather.gov do Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) para estar atualizado dos últimos alertas. “E eu sei que isso não é como um dia de neve qualquer, você sabe, quando você era criança; isso é coisa séria”, alertou.


“Minha equipe está preparada para ajudar as comunidades a enfrentar isso, o congelamento. Em breve, serei informado tanto pela agência federal de emergências FEMA quanto pelo Serviço Nacional de Meteorologia em um briefing”, informou o presidente dos Estados Unidos em declaração na Casa Branca.

“Por favor, leve esta tempestade extremamente a sério. E não sei se seus chefes vão deixar, mas se todos vocês têm planos de viagem, saiam agora. Não, não é uma piada. Estou dizendo a minha equipe: se eles tiverem planos de viajar, estou dizendo a eles para saírem agora. Eles podem falar comigo ao telefone. Não é vida e morte. Mas será se eles não saírem”, disse.

O NWS emitiu mensagens de advertência no Twitter, afirmando que rajadas de neve já estavam ocorrendo ou eram esperadas das planícies centrais até a costas Leste e Nordeste do país.


“As pessoas expostas ao frio extremo estão suscetíveis ao congelamento em questão de minutos”, advertiu o serviço de meteorologia. “As áreas mais propensas ao congelamento são a pele desprotegida e as extremidades, como mãos e pés. A hipotermia é outra ameaça durante o frio extremo”.

No Meio-Oeste, as condições de vento deixaram cerca de 100 motoristas isolados em Rapid City e Wall, na Dakota do Sul, tuitou o escritório do xerife do condado de Pennington. “Aconselha-se não viajar”, acrescentou. Em Minneapolis e Saint Paul caíram mais de 20,3 centímetros de neve no intervalo de 24 horas, informou o NWS em uma atualização na manhã de hoje.