O sol chega a aparecer com nuvens no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, entretanto no decorrer do dia a nebulosidade aumenta no estado. Uma área de baixa pressão no Nordeste da Argentina faz com que a atmosfera se instabilize e chove em todas as regiões, sobretudo da tarde para a noite.
A MetSul Meteorologia alerta que é alto o risco de chuva forte a torrencial localizada e podem ocorrer ainda temporais localizados em que não se pode descartar a ocorrência tanto de vento forte como de queda de granizo.
O dia é quente e abafado, mas as máximas sobem menos que ontem na maioria dos municípios. A sensação de abafamento é que será maior com a mais alta umidade. Pontos do Oeste devem ter até 37ºC enquanto nos vales as máximas ficam ao redor ou pouco acima dos 35ºC.
Em Porto Alegre, onde é feriado municipal, e na região metropolitana, a quinta-feira será um dia de sol e nuvens com o tempo mais aberto de manhã e no começo da tarde. O tempo se instabiliza com chuva na segunda metade do dia.
Não se pode descartar chuva forte e temporal com ventania na região metropolitana de Porto Alegre quando da virada do tempo da tarde para a noite com a chegada de áreas de instabilidade que vão avançar a partir do Oeste.
Devido ao aumento de nuvens, não aquece tanto quanto na quarta-feira, mas o dia será quente e muito abafado. As mínimas devem ficar em torno de 23ºC e as máximas ao redor de 33ºC a 34ºC na capital gaúcha. No Vale do Sinos, a temperatura se eleva mais.
Quando do momento da procissão durante a manhã do Centro de Porto Alegre até a Igreja de Navegantes, a temperatura estará ao redor dos 30ºC, mas os índices de calor pela umidade vão se situar ao redor dos 35ºC. O sol forte acentuará a percepção de calor e se recomenda muita hidratação e o uso de protetor solar.