Anúncios

Procissão de Navegantes em Porto Alegre será sob forte calor | CÉSAR LOPES/PMPA

As festividades de Nossa Senhora de Navegantes e Iemanjá no Rio Grande do Sul terão sol e nuvens com calor, mas o tempo deve se instabilizar com chuva no decorrer do dia. Será um 2 de fevereiro novamente muito quente com máximas elevadas e acima da média desta época do ano.

Em Porto Alegre, onde é feriado municipal, a quinta-feira será um dia de sol e nuvens com o tempo mais aberto de manhã e no começo da tarde. Por conta de uma área de baixa pressão no Nordeste da Argentina, o tempo se instabiliza com chuva na segunda metade do dia.

Não se pode descartar chuva forte e temporal com ventania na região metropolitana de Porto Alegre quando da virada do tempo da tarde para a noite com a chegada de áreas de instabilidade que vão avançar a partir do Oeste.

Devido ao aumento de nuvens, não aquece tanto quanto nesta quarta-feira, mas o dia será quente e muito abafado. As mínimas devem ficar em torno de 23ºC e as máximas ao redor de 33ºC a 34ºC na capital gaúcha.

Quando do momento da procissão do Centro de Porto Alegre até a Igreja de Navegantes, a temperatura estará ao redor dos 30ºC, mas os índices de calor pela umidade vão se situar ao redor dos 35ºC. O sol forte acentuará a percepção de calor.

Na costa, onde se concentram as celebrações de Iemanjá, previsão quase idêntica. O sol vai aparecer com nuvens, mas a cobertura de nebulosidade aumenta na segunda metade do dia e se prevê chuva com risco de temporais em alguns locais.

Assim, tanto em Porto Alegre quanto nas lagoas e no litoral o melhor período para se celebrar o 2 de fevereiro será o período da manhã, já que a tarde será muito quente e abafada e ainda com possibilidade de chuva e temporais localizados.

Os cuidados com o calor

Todos os anos, na procissão de Navegantes, pessoas acabam necessitando auxílio médico após passarem mal pelo calor. Como muitas pessoas, incluindo idosos, farão um longo percurso a pé sob sol e calor, são recomendáveis alguns cuidados como abundante hidratação, protetor solar e, se possível, uma sombrinha ou guarda-chuvas.

As recomendações dos especialistas são quase idênticas em todo o mundo sob forte calor. A Mayo Clinic, uma das principais instituições médicas do mundo, tem uma série de orientações de diante de um período de calor extremo.

A primeira e mais importante, beber grande quantidade de líquidos. Manter-se hidratado ajuda o corpo a suar e manter uma temperatura corporal normal. Igualmente importante é usar roupas folgadas e leves. Vestir roupas em excesso ou roupas justas não permite que o corpo esfrie adequadamente.

A Mayo orienta ainda a se proteger contra queimaduras solares. As queimaduras solares afetam a capacidade do corpo de se refrescar, portanto proteja-se ao ar livre com um chapéu de abas largas e óculos de sol e use um protetor solar de amplo espectro com FPS de pelo menos 15.

Os médicos da Mayo recomendam também precauções extras com certos medicamentos. “Fique atento a problemas relacionados ao calor se você tomar medicamentos que podem afetar a capacidade do seu corpo de se manter hidratado e dissipar o calor”, enfatizam.

Os especialistas assinalam também que esforço físico deve ser evitado nas horas mais quentes do dia. “Se você não puder evitar atividades cansativas em tempo quente, beba líquidos e descanse com frequência em um local fresco”, afirmam.

O choque de calor

O choque de calor é um dos maiores riscos durante um período de temperatura muito alta. É uma condição causada pelo superaquecimento do corpo, geralmente como resultado de exposição prolongada ou esforço físico em altas temperaturas.

Esta forma mais grave de lesão por calor e insolação pode ocorrer se a temperatura do corpo subir para 40ºC ou mais e requer tratamento de emergência. A insolação grave ou choque de calor não tratados pode danificar rapidamente o cérebro, o coração, os rins e os músculos. O dano piora à medida que o tratamento é adiado, aumentando o risco de complicações graves ou morte.

Os sinais e sintomas da insolação incluem, de acordo com a Mayo Clinic, uma temperatura corporal central de 40ºC u superior, estado mental confuso ou comportamento alterado, fala arrastada, delírio, convulsões e coma. Há ainda alteração na sudorese. Na insolação provocada pelo tempo quente, a pele ficará quente e seca ao toque. No entanto, na insolação provocada por exercícios exagerados, a pele pode ficar seca ou levemente úmida.

Outros sintomas incluem náusea e vomito. A pele pode ficar ainda avermelhada à medida que a temperatura do corpo aumenta. A respiração pode se tornar rápida e superficial. O pulso atinge frequência cardíaca de corrida com aumento significativo porque o estresse térmico coloca uma tremenda carga no coração para ajudar a resfriar seu corpo. Dores de cabeça com a percepção de latejar é frequentemente relatada.