Fernando Oliveira

A semana que começa será marcada pelo predomínio do tempo seco e muito sol no Rio Grande do Sul, uma raridade até agora no mês de setembro que teve alta frequência de dias de tempo encoberto ou nublado com chuva na sua primeira quinzena. Uma massa de ar seco e frio cobre o Estado neste começo de semana associada a um centro de alta pressão atmosférica de 1.028 hPa na altura da região do Prata.

Este centro de alta pressão é que vai garantir a sequência mais longa de dias com sol no território gaúcho. Agora, no começo da semana, as madrugadas são muito frias e com formação de geada em muitas localidades nesta segunda-feira. No decorrer da semana, entretanto, a temperatura entra em elevação e as tardes vão passar de agradáveis para quentes com máximas próximas ou ao redor de 30ºC em diversos municípios. Tempo aberto e vento calmo a fraco vão favorecer a ocorrência de neblina e nevoeiro durante as madrugadas.

Modelos numéricos analisados pela MetSul divergem quanto ao retorno da chuva, mas a maioria dos dados indica que o tempo se instabilizaria novamente no Rio Grande do Sul no próximo fim de semana com chuva na maioria das regiões e risco de temporais.