A fumaça resultante das queimadas que na última semana cobriu o Sul do Brasil e trouxe chuva preta, e agora cobre parte do Sudeste do país, nesta semana avançará pelo Centro-Oeste e o Sudeste, alcançando Brasília e a cidade de Belo Horizonte. É o que está projetando o modelo de dispersão atmosférica de aerossóis do consórcio europeu Copernicus que tem altíssimo índice de precisão.

Copernicus

São quase 120 dias sem registro de precipitação na capital federal e com umidade em alguns dias de até 10% no Distrito Federal. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia o ano até agora é o oitavo mais quente do Distrito Federal desde 1961. O período com maior tempo sem registro de chuva ocorreu em 1970, quando foram 135 dias seguidos sem precipitação.

O Pantanal experimenta a pior temporada de incêndios da sua história em meio a uma estiagem que é a mais grave em meio século. Cerca de três milhões de hectares do bioma já foram consumidos pelo fogo, um quinto do Pantanal destruído pelas chamas com danos irreversíveis na fauna e na flora.