Anúncios

Alexandre Pinto/Arquivo MetSul

A primavera começa oficialmente na terça-feira pelo critério astronômico (pelo climático teve início dia 1º), mas o frio do inverno resiste em ir embora do Sul do país. É normal, afinal os primeiros dias da primavera ainda tem características de inverno e há precedentes até de neve na segunda quinzena de setembro e no início de outubro. O amanhecer deste domingo (20) já foi frio e com marcas negativas no Estado, entretanto a madrugada e o amanhecer desta segunda-feira (21) terá temperatura ainda mais baixa na maioria das localidades.

O Rio Grande do Sul estará sob influência nesta segunda-feira de uma massa de ar seco e frio associada a um centro de alta pressão de 1028 hPa no Centro da Argentina. O sol predomina no Estado com amplos períodos de céu claro. Justamente o tempo aberto com vento calmo a fraco na madrugada vai favorecer um forte resfriamento durante o período noturno e trazer as mínimas bastante baixas para fim de setembro no começo da manhã.

Mínimas ao redor ou abaixo de 5ºC são previstas para a maioria das regiões gaúchas pela MetSul. Marcas negativas devem ser esperadas em pontos da Serra do Sudeste, da região de Soledade, da Serra Gaúcha e dos Campos de Cima da Serra. Na Grande Porto Alegre, marcas de 3ºC a 5ºC nos pontos mais frios e em Porto Alegre mínimas de 5ºC a 6ºC nos bairros mais frios da cidade. Com isso, espera-se geada em grande número de municípios do Estado no amanhecer desta segunda.

Hoje, a massa de ar polar trouxe de volta o frio para o Estado com marcas negativas no Sul gaúcho e ao redor de 0ºC junto à fronteira com o Uruguai. Os termômetros indicaram 0,4ºC abaixo de zero em Herval. Já em Livramento, a mínima foi de 0,0ºC. Fez 0,9ºC em Quaraí, 1,4ºC em Dom Pedrito e 1,5ºC em Bagé. Na Serra Gaúcha, as mínimas no amanhecer do domingo foram 0,6ºC em Caxias do Sul e 1,3ºC em Farroupilha. Gramado teve 3,2ºC e Canela 2,3ºC. Marcas semelhantes às observadas nos Campos de Cima da Serra com 2,4°C em São José dos Ausentes, 2,8ºC em São Francisco de Paula e 3,0ºC em Cambará. Fez frio também em cidades do Norte gaúcho como em Soledade, onde a mínima foi de 2,9ºC. O frio trouxe geada em regiões como do Oeste, Centro, do Sul gaúcho, da Serra, Planalto Médio e dos Aparados da Serra.


Anúncios