Porto Alegre (foto do fim da tarde deste domingo) tera uma segunda de sol e nuvens altas com maior aquecimento no período da tarde depois de uma manhã bastante amena e agradável | ROSINARA FERREIRA

O sol predomina no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira e ocorrem momentos com céu claro, mas no decorrer do dia nuvens aparecem na maior parte do estado. No extremo Sul gaúcho, na área do Chuí e Santa Vitória do Palmar, e na fronteira com o Uruguai, áreas de instabilidade podem trazer chuva isolada na segunda metade do dia.

O amanhecer é ainda um pouco frio, embora com mínimas mais altas que ontem na maioria dos locais, e pode ter bancos localizados de neblina ou nevoeiro. Haverá uma grande diferença entre as mínimas e as máximas do dia (amplitude térmica) e faz calor à tarde em algumas cidades. Aquece mais no Noroeste.

Baixadas de localidades da Metade Norte ainda devem ter mínimas abaixo de 10ºC, sobretudo na área de Soledade, no Planalto, e nos Campos de Cima da Serra. Em pontos de São José dos Ausentes, mínimas de 5ºC a 6ºC. Na área de Caxias do Sul, 9ºC a 13ºC ao amanhecer de acordo com ponto do município que tem grandes variações de altitude.

Já a tarde deve ter máximas de 27ºC a 30ºC na maioria das localidades do estado. Pode fazer 27ºC em Pelotas e 30ºC em Uruguaiana e Santa Maria. No Noroeste, entretanto, deve aquecer mais e fazer calor. Algumas cidades do Noroeste podem ter máximas tão altas quanto 33ºC a 34ºC durante a tarde. Neste domingo, Santa Rosa já atingiu 32ºC em dia que começou com frio de 3ºC no Rio Grande do Sul.

Na Grande Porto Alegre, a segunda-feira terá também o predomínio do sol, mas algumas nuvens altas do tipo Cirrus podem aparecer no decorrer do dia. Chance de neblina em setores da região metropolitana no final da madrugada e começo da manhã.

O amanhecer deve ter mínima de 14ºC em Porto Alegre na zona Sul da cidade e de 11ºC a 13ºC em cidades da região metropolitana, como Gravataí, Viamão e Novo Hamburgo. Já a tarde será um pouco quente com 29ºC a 30ºC na capital e 30ºC a 31ºC em cidades da Grande Porto Alegre, sobretudo no Vale do Sinos.

Esta grande variação térmica, que será mais pronunciada no Noroeste e na Serra nesta segunda, é bastante normal no outono. Trata-se da estação do ano em que os dias de grande amplitude térmica (diferença diária das mínimas e das máximas) costuma ser mais acentuada. É o que gerou a expressão “efeito cebola” em que a pessoa sai com agasalhos cedo da manhã e os retira ao longo do dia à medida que aquece, como uma cebola sendo descascada.