Serra Gaúcha (foto) começa a semana com frio e terá chuva no seu final | DENIS GOERL

A semana começa no Rio Grande do Sul com predomínio do tempo firme e ainda sob efeitos da massa de ar seco e frio que foi impulsionada por um intenso ciclone extratropical no fim de semana, mas os efeitos desta massa de ar gradualmente cessam com elevação da temperatura e o retorno da chuva para pontos do território gaúcho. Na segunda metade da semana, a chuva vai alcançar maior número de locais.

O sol predomina no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira e ocorrem momentos com céu claro, mas no decorrer do dia nuvens aparecem na maior parte do estado. No extremo Sul gaúcho, na área do Chuí, e na fronteira com o Uruguai, áreas de instabilidade podem trazer chuva isolada na segunda metade do dia.

O amanhecer é ainda pouco frio, embora com mínimas mais altas que ontem na maioria dos locais, e pode ter bancos localizados de neblina ou nevoeiro. Haverá uma grande diferença entre as mínimas e as máximas do dia (amplitude térmica) e faz calor à tarde em algumas cidades. Aquece mais no Noroeste.

Baixadas de localidades da Metade Norte ainda devem ter mínimas abaixo de 10ºC, sobretudo na área de Soledade, no Planalto, e nos Campos de Cima da Serra. Em pontos de São José dos Ausentes, mínimas de 5ºC a 6ºC. Na área de Caxias do Sul, 9ºC a 13ºC ao amanhecer de acordo com ponto do município que tem grandes variações de altitude.

Já a tarde deve ter máximas de 27ºC a 30ºC na maioria das localidades do estado. Pode fazer 27ºC em Pelotas e 30ºC em Uruguaiana e Santa Maria. No Noroeste, entretanto, deve aquecer mais e fazer calor. Algumas cidades do Noroeste podem ter máximas tão altas quanto 33ºC a 34ºC durante a tarde. Neste domingo, Santa Rosa já atingiu 32ºC em dia que começou com frio de 3ºC no Rio Grande do Sul.

A terça-feira no Rio Grande do Sul será de sol e nuvens em todas as regiões, mas com aumento da nebulosidade. O tempo se instabiliza com chuva em parte do estado. Pode chover de forma muito irregular e isoladamente em pontos do Oeste para o Centro gaúcho e em poucos locais do Sul. O amanhecer é menos frio que nos dias anteriores, mas marcas de um dígito ainda vão ocorrer nos pontos mais altos do território gaúcho. Já a tarde será entre agradável e pouco quente, conforme a localidade.

A quarta-feira terá sol e nuvens na maior parte do estado gaúcho, mas o tempo não fica firme. No decorrer do dia, a atmosfera mais quente e úmida trará chuva isolada em diferentes áreas do Rio Grande do Sul. Precipitações muito irregulares que podem alcançar pontos, por exemplo, do Oeste, do Centro e da Metade Norte. A temperatura mínima segue em elevação e o dia terá um amanhecer ameno enquanto a tarde será agradável na maioria das cidades.

A Quinta-Feira Santa, por sua vez, terá tempo firme em parte do Rio Grande do Sul e instável em outra. O sol chega a aparecer com nuvens na maioria dos municípios gaúchos, mas chove em pontos do território gaúcho. Maior probabilidade de chuva em cidades do Noroeste e do Norte do estado. Será um dia de temperatura agradável e com máximas menores, abaixo de 25ºC em quase todas as cidades.

A Sexta-Feira Santa no Rio Grande do Sul deve ter aumento de nebulosidade e chuva no decorrer do dia em diversas regiões por conta da atuação de uma área de baixa pressão entre o Paraguai e o Nordeste da Argentina. Apesar da instabilidade, o sol chega a aparecer com nuvens em parte do dia em diferentes cidades. O feriado terá temperatura menor e será um dia ameno, sobretudo nos locais com instabilidade atmosférica.

Veja em vídeo com a meteorologista Estael Sias da MetSul Meteorologia a previsão do tempo para esta semana no Sul do Brasil: