Segunda-feira começará com cara de outono e temperatura mais baixa na cidade de São Paulo. Até frio é esperado em alguns bairros da capital paulista ao amanhecer. | ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL/EBC

Depois de meses de tempo mais quente e úmido, o frio promete surpreender muita gente em São Paulo no começo desta segunda-feira. De acordo com a previsão da MetSul Meteorologia, a temperatura será baixa na capital paulista e na Grande São Paulo na madrugada e amanhecer desta segunda.

O resfriamento será favorecido pela influência de um centro de alta pressão entre o Sul e o Sudeste do Brasil associado a uma massa de ar seco e frio que foi impulsionada para o país por um ciclone extratropical intenso no Atlântico Sul.

Conforme a previsão da MetSul, a temperatura mínima nesta segunda pode ficar entre 14ºC e 15ºC na estação oficial do Mirante de Santana, da capital paulista. A temperatura mínima média histórica de abril na estação é de 17,5ºC.

Em bairros mais ao Sul de São Paulo, como Parelheiros e Marsilac, a temperatura na madrugada desta segunda-feira pode cair ainda mais, não se descartando em alguns pontos marcas tão baixas quanto 12ºC a 13ºC. Cidades da Grande São Paulo também terão temperatura baixa ao amanhecer em diferentes pontos.

Embora o friozinho cedo, com o sol e o ar seco, a temperatura se eleva rapidamente de manhã e a tarde será bastante agradável. As máximas devem ficar entre 25ºC e 26ºC na maior parte dos bairros da capital paulista, elevando-se mais em alguns.

A primeira metade da semana será marcada pelo predomínio do tempo firme devido ao ar mais seco e frio, mas na segunda metade da semana a cidade de São Paulo deve ter chuva. Já não se descarta chuva na quinta, mas a partir da sexta aumenta muito a instabilidade e o feriadão de Páscoa deve ser marcado por muitas nuvens e chuva frequente na cidade de São Paulo e na Grande São Paulo, o que resultará também em máximas mais baixas.