Anúncios

Porto Alegre e outras cidades do Sul e do Leste do Rio Grande do Sul registram rajadas de vento frio por vezes fortes desde o começo deste domingo, acompanhando o avanço da uma frente fria. A previsão do tempo é que vão persistir. Com chuva até em alguns momentos localmente forte, garoa e o vento, o domingo tem muitíssima  cara de inverno em diversas cidades gaúchas, como é o caso de Porto Alegre. 

A ventania não está associada a temporal e olhando o mapa abaixo fica mais fácil compreender a sua origem.


O vento deste domingo ocorre pelo ingresso de uma massa de ar mais frio. A troca de massas de ar acaba gerando a ventania. E é uma significativa troca. Vejamos o caso da região metropolitana de Porto Alegre. Ontem, algumas cidades tiveram máximas à tarde tão altas quanto 34°C ou 35°C. Neste domingo, no mesmo horário destas máximas de ontem, são previstos valores de temperatura de 13°C ou 14°C. São 20°C a menos no mesmo horário em 24h.

No caso de Porto Alegre, é sabido que o vento do quadrante Sul provoca o represamento do escoamento das águas do Guaíba para a Lagoa dos Patos. Na manhã de sábado, o nível do Guaíba no Cais Mauá era de 0,84 metro e no começo da manhã deste domingo estava em 1,11 metro na régua do Centro da cidade.


Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

A previsão do tempo da MetSul Meteorologia indica que a massa de ar frio ingressará também no Leste Catarinense e no Leste do Paraná entre hoje e amanhã com tendência de queda de temperatura neste começo de semana, logo estas regiões também podem ter rajadas de vento por vezes fortes. São os casos de Laguna, Florianópolis e Camboriú. No Noroeste gaúcho e no Oeste de Santa Catarina, ar mais quente deve seguir atuando neste começo ff semana.

Anúncios