Anúncios

Claudia Trivella/Fotos Públicas

Tem feito calor sem trégua no estado de São Paulo. Na Capital, foram cinco dias consecutivos de temperatura muito alta, especialmente entre a quinta e o dia de hoje com marcas ao redor de 34°C. 

Nesta semana, a chuva retorna e junto vem o refresco. Já nesta terça-feira a circulação de umidade do mar em direção ao continente provocará predomínio de nuvens e precipitação na faixa Leste do Estado, incluindo a Grande São Paulo. 

A virada na temperatura máxima poderá superar os 10°C de hoje para amanhã. Por outro lado, na Metade Oeste segue o sol e o calor. Com isso, São Paulo terá grande contraste térmico entre o interior e o Sul e o Leste. 

Enquanto que a região de Andradina e Jales, por exemplo, terá máxima ao redor de 38°C, no Vale do Ribeira a temperatura irá oscilar ao redor de 18°C. Na quarta, o calor e o tempo seco voltam a tomar conta gradualmente de todas as regiões com marcas acima de 30°C na grande maioria dos municípios paulistas. 

Alerta para a quinta-feira que será muito quente e já no turno da manhã a temperatura poderá passar de 30°C em muitas cidades do Oeste com marcas perto de 40°C no turno da tarde. Na capital, a máxima retorna ao patamar de 34°C. 

Na sexta o tempo segue quente, porém as nuvens aumentam em grande parte das regiões, mas com baixo potencial de chuva. No fim de semana uma frente fria avança com mais intensidade e com potencial para levar chuva para grande parte das regiões, com volume maior no Leste. Há risco de temporais isolados com vendavais e raios.m

Além de levar mais umidade e nuvens, esse sistema frontal vai provocar queda mais generalizada na temperatura, inclusive para o Oeste e o Norte do Estado, sobretudo no domingo. Na Capital paulista, a máxima no domingo poderá ficar ao redor de 18°C.

A chuva após um período de alta concentração da fumaça das queimadas que vem do Centro-Oeste e o Norte do país poderá propiciar a ocorrência de “chuva preta” fenômeno que foi registrado no último fim de semana no Rio Grande do Sul.

 

Anúncios