A imagem de satélite da madrugada desta quarta-feira mostrava uma frente quente com chuva e raios em diversos pontos entre o Nordeste da Argentina, o Uruguai, parte do Oeste, do Sul e do Leste gaúcho. Uma massa de ar quente avança pelo Norte da Argentina e ingressa pelo setor Noroeste do território gaúcho, gerando a frente quente. Algumas cidades do Noroeste gaúcho passaram a madrugada com temperatura elevada de 17ºC a 18ºC.
A frente quente atua no decorrer desta quarta-feira mais no Oeste e no Sul do Rio Grande do Sul com muita nebulosidade e chuva. Pode chover localmente forte com raios e granizo. A fronteira com o Uruguai, parte da Campanha e o Sul gaúcho devem ter a instabilidade mais forte ao longo do dia. Parte da instabilidade avança pelo Leste gaúcho.
Nestas regiões, devido à instabilidade, pouca variação de temperatura que se mantém baixa. Na faixa central do Estado, muitas nuvens com aberturas em alguns pontos. Mais ao Norte e ao Noroeste do Rio Grande do Sul, a influência do ar seco e quente traz outro dia de sol com vento Norte e temperatura elevada à tarde, inclusive com calor em alguns municípios.
Por isso, cidades da maior parte da Metade Norte gaúcha devem ter um dia quente nesta quarta. Mesmo locais mais ao Norte da Serra suportarão uma tarde quente para o inverno. No Noroeste, as máximas mais uma vez devem atingir valores entre 30ºC e 31ºC. No Planalto Médio, marcas à tarde de 26ºC a 28ºC. Já no Sul, as máximas não superam 18ºC na maior parte das cidades.
Grande Porto Alegre
Quarta de muitas nuvens com predomínio de céu encoberto. Há chance de instabilidade fraca ainda e neblina no começo do dia. À tarde, em especial, chance de aberturas, mas o céu vai estar nublado. Maior possibilidade de aberturas mais ao Norte da região metropolitana, onde aquece mais pelo ar quente na Metade Norte gaúcha com máxima de até 22ºC a 24ºC. No Sul da Grande Porto Alegre, menor elevação da temperatura com marcas ao redor de 20ºC.
Previsão do tempo para amanhã
A frente quente deve se converter em frente fria ao avançar pelo Rio Grande do Sul no decorrer desta quinta-feira. O estado amanhã terá muitas nuvens, mas o sol chega a aparecer com nuvens, vento Norte e ar quente no Norte e no Nordeste gaúcho antes da virada do tempo. Com o avanço da frente, a chuva será generalizada. A atuação de uma área de baixa pressão sobre o território gaúcho reforça o risco de temporais isolados de vento forte e granizo.
Um cenário possível amanhã em diversas cidades, inclusive na região de Porto Alegre, é a passagem de nebulosidade com chuva seguida de abertura do tempo com sol, nuvens, elevação da temperatura e abafamento, para depois voltar a chover novamente. Com isso, ambientes internos e externos podem enfrentar elevada umidade com pisos e outras superfícies molhados.