Previsão do tempo é de quarta-feira de sol e nuvens com calor durante a tarde no Rio Grande do Sul e que será mais intenso na Fronteira Oeste | IARA PUNTEL

Cidades do Leste e do Nordeste do estado, incluindo Porto Alegre, começaram esta terça ainda com chuva. Efeito do centro de baixa pressão que gerou a chuva extraordinária no fim de semana no litoral de São Paulo e se deslocou para a costa do Sul do Brasil, mas que já começou a se afastar.

Choveu até 200 mm no Sul de Santa Catarina e forte em muitos pontos entre a Serra e o Litoral Norte gaúcho com 70 mm a 100 mm em diversos municípios. Em alguns locais de São Francisco de Paula e de municípios na encosta da Serra perto de Torres a precipitação passou dos 100 mm.

O tempo, contudo, começou a melhorar hoje durante o dia com o retorno do sol para as áreas que começaram a terça com instabilidade. Esta melhora prenuncia a condição do tempo que vai prevalecer no Rio Grande do Sul amanhã com sol e temperatura mais elevada durante a tarde, embora sem calor intenso na maior parte do estado.


O sol predomina no Rio Grande do Sul nesta Quarta-Feira de Cinzas, mas com a presença de nuvens esparsas. Não se pode descartar chuva isolada de verão, em pouco lugares, na segunda metade do dia em setores mais a Oeste do estado.

O amanhecer terá temperatura agradável e mesmo frio nos Aparados da Serra. Já a tarde terá uma divisão térmica no território gaúcho. A Metade Leste tem pouco calor enquanto a Metade Oeste terá calor mais forte. Na área entre Uruguaiana e São Borja, na Fronteira Oeste, máximas de 33ºC a 35ºC à tarde. Em Porto Alegre, ao redor de 30ºC.

Só que o tempo não seguirá firme no território gaúcho. Felizmente, pela condição de estiagem que assola o estado, os dias seguintes reservam chuva. Os mapas abaixo mostram as projeções de chuva para quarta, quinta, sexta e sábado a partir de dados do modelo meteorológico Icon.


Na quinta, o sol chega a aparecer com nuvens, mas a nebulosidade aumenta e ocorre chuva mais da tarde para a noite em vários pontos do Oeste, do Centro e da Metade Norte. Na sexta, maior presença de nuvens no estado e chove na maioria das regiões com instabilidade desde cedo em algumas cidades.

No sábado, dia de sol e nuvens com chuva de verão isolada da tarde pra noite, especialmente na Metade Norte. No domingo, sol e nuvens em parte do Rio Grande do Sul, porém instabilidade que atua em Santa Catarina e Paraná traz mais nuvens com principalmente do Centro para o Norte gaúcho.