Anúncios

Porto Alegre terá instabilidade ainda em parte do dia, mas previsão do tempo é que depois o tempo melhora com ar mais seco e frio | Fernando Oliveira

Uma massa de ar seco e frio de origem polar começa a ingressar no Rio Grande do Sul ao longo desta terça-feira e vai ditar as condições atmosféricas hoje no Estado. A previsão do tempo da MetSul é de um dia mais frio, que não repete o calor dos últimos dias, e com instabilidade ainda em parte do território gaúcho em razão da atuação de uma frente fria que atua no Sul do Brasil.

O Rio Grande do Sul começa esta terça-feira com muitas nuvens e chove no decorrer do dia principalmente do Centro para o Norte do Estado, incluindo Porto Alegre e região metropolitana.


Os volumes serão baixos e apenas pontos isolados devem ter pancadas fortes passageiras com trovoadas. No final do dia, o tempo estará seco e firme na maior parte do Estado. O tempo melhora inicialmente pelo Oeste e o Sul, onde esta terça terá sol e nuvens com o ingresso de ar seco e frio.

Com o ingresso da primeira massa de ar frio de agosto, as marcas nos termômetros vão declinar. A temperatura já fica baixa no Oeste e no Sul cedo, mas será no fim do dia que o frio se sentirá em todo o Rio Grande do Sul.

Por isso, na maior parte dos municípios do Estado as temperaturas máximas do dia já ocorreram no começo da madrugada desta terça e que não serão superadas pelos registros da tarde. As mínimas, por sua vez, que em regra ocorrem ao amanhecer, nesta terça devem se dar no final do dia na maioria das cidades gaúchas.

Porto Alegre, por exemplo, pode ter 11ºC na noite de hoje e vai passar a maior parte do dia com a temperatura abaixo dos 15ºC. Em São José dos Ausentes, os termômetros vão indicar 7ºC no final do dia. Em cidades da Campanha e da fronteira com o Uruguai, as máximas da tarde mesmo com sol devem ficar entre 14ºC e 15ºC em muitas cidades com marcas de 6ºC a 8ºC na noite de hoje.

O ar polar chega com vento que reduz a sensação térmica. O vento é fraco a moderado, mas em alguns momentos pode soprar com rajadas esporádicas quando do ingresso do ar frio.


Não se espera, entretanto, vento muito forte. No geral, as rajadas devem ficar entre 40 km/h e 50 km/h, podendo ser superiores em pontos do Leste gaúcho com marcas de 60 km/h a 70 km/h.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Anúncios