Anúncios

Frente fria vai avançar pelo Sul do Brasil até sexta-feira e trará volumes baixos na maioria das áreas | DECEA/Redemet

Frente fria começou a ingressar no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (14) e agora vai se deslocar pela Região Sul do Brasil e levar chuva aos três estados do Sul. Os volumes, entretanto, devem ser baixos na grande maioria das áreas pela pouca atividade do sistema frontal, logo não se espera alívio nas áreas mais assoladas por estiagens em pleno inverno.

O sistema frontal trouxe até o fim da tarde desta quarta acumulados de chuva de 21 mm no Chuí, 9 mm em Uruguaiana, 8 mm em Quaraí e 3 mm em Capão do Leão, segundo dados de estações do Instituto Nacional de Meteorologia. Na área do Chuí, a queda da temperatura foi significativa e enquanto áreas do Estado tinham até 25ºC na tarde hoje fazia 12,8ºC às 15h na cidade do Extremo Sul gaúcho.


A frente fria que hoje trazia chuva com queda de temperatura no Oeste e no Sul do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira vai atuar na Metade Norte do Estado. O dia será de muitas nuvens no território gaúcho e chove no decorrer do período principalmente em cidades da Metade Norte gaúcha.

No Oeste e no Sul, a nebulosidade começa a diminuir e o sol aparece em diferentes municípios, apesar de períodos ainda de muitas nuvens e com chance de instabilidade pós-frontal.

A instabilidade deva alcançar nesta quinta-feira também o estado de Santa Catarina, em especial da tarde para a noite, e até o final do dia talvez provoque chuva até em pontos do Oeste e do Sul do Paraná.

Na sexta, a frente traz chuva no Paraná e no Nordeste de Santa Catarina ao passo que no Rio Grande do Sul vai atuar um centro de alta pressão com ar mais frio e a melhora do tempo.

O mapa acima mostra a projeção de chuva até 9h de sábado pelo modelo WRF da MetSul, disponível ao assinante da MetSul na seção de mapas.


Como se observa, o indicativo do modelo é que os volumes de precipitação sejam muito baixos na maioria das localidades do Sul do Brasil na atuação desta frente fria, exceto em pontos do Paraná.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Com o ingresso da massa de ar frio e um reforço de ar polar no fim de semana, com a influência de dois ciclones extratropicais, o Rio Grande do Sul terá um novo período com predomínio de tempo firme prolongado.

Anúncios