Previsão do tempo para Porto Alegre (foto) nesta quarta-feira é de um dia de sol e nuvens esparsas com mais uma tarde de forte calor na capital gaúcha | FERNANDO OLIVEIRA

O primeiro dia de fevereiro (veja a previsão para o mês) terá o sol e o calor como protagonistas no tempo no Rio Grande do Sul em mais uma semana que é marcada por temperatura muito alta no estado gaúcho.

Esta quarta-feira terá a presença do sol em todas as regiões gaúchas, embora com nuvens esparsas em muitas cidades que são formadas pelo aquecimento diurno. A massa de ar muito quente sobre o estado traz outro dia de calor intenso na maioria das localidades com muitas cidades registrando máximas perto ou ao redor de 35ºC.

O calor será mais intenso hoje outra vez na Metade Oeste, onde ganha força em relação a ontem que teve máximas de 37ºC, e são esperadas temperaturas máximas nesta quarta perto dos 40ºC na região de Uruguaiana.

O calor pode voltar a gerar chuva extremamente isolada da tarde para a noite de hoje, sobretudo no Leste gaúcho. Mesmo assim, a instabilidade tende a afetar poucos pontos e a esmagadora maioria das cidades do estado não terá registro de precipitação.

A Grande Porto Alegre vai ter mais um dia de sol nesta quarta-feira, mas com nuvens esparsas que se formam durante o dia com a elevação da temperatura. Não se pode afastar chuva por demais isolada à tarde em pontos da região, mas a chance não é alta. Chuva em maior número de pontos ocorre entre amanhã e domingo.

O primeiro dia de fevereiro é bastante quente na área metropolitana e terá temperatura muito semelhante a ontem. Máximas de 35ºC a 36ºC em Porto Alegre e de 36ºC a 37ºC durante a tarde no Vale do Sinos.