Anúncios

Chuva na cidade de São Paulo deve encerrar longo período seco no final de agosto | Alan Toy/Fotos Públicas

Chuva em São Paulo. Sim, acredite. Vai demorar ainda um pouquinho, mas a previsão do tempo da MetSul indica o retorno da chuva para o estado de São Paulo e a capital paulista ainda neste mês com o avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil que vai chegar até as áreas mais centrais do território nacional como o Centro-Oeste e o Sudeste do país.

Uma grande massa de ar seco e quente cobre o Brasil Central, trazendo calor intenso que tem chegado aos 40ºC no Centro-Oeste e vem se aproximado de 40ºC no Oeste do estado de São Paulo. Esta massa de ar ainda traz tardes de umidade relativa do ar baixíssima que desce a valores de 10% a 20% no Sudeste e no Centro-Oeste.


Assim, para romper o bloqueio atmosférico exercido por esta grande massa de ar seco e quente, é preciso a atuação de uma frente fria que seja impulsionada por uma massa de ar frio que avance pelo Sul do Brasil. É exatamente o cenário que os modelos numéricos analisados pela MetSul estão indicando para os últimos dias de agosto.

Os dados, por óbvio sujeito a mudanças, hoje estão a indicar a possibilidade de chuva na cidade de São Paulo e vários pontos do interior paulista do dia 27 em diante. E não seria qualquer chuva. Os mesmos dados hoje projetam que os volumes no Sul e no Leste de São Paulo, incluindo a capital paulista, poderiam ser mais altos.

VEJA TAMBÉM: Agosto deve terminar com chuva e queda de temperatura no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil  

Antes da chuva, contudo, os paulistas ainda devem enfrentar muitos dias de tempo seco e quente. A frente fria que ingressou no Rio Grande do Sul nas últimas horas não conseguirá progredir pelo Sul do Brasil e vai ficar quase estacionária entre o Uruguai e o estado gaúcho com muita chuva nos próximos dias. Por isso, mesmo parte do Sul do país, como vários pontos de Santa Catarina e do Paraná, devem seguir com tempo seco e calor.

Os próximos dias na cidade de São Paulo devem seguir com sol e tardes quentes em que as máximas no Mirante de Santana ficam predominantemente entre 30ºC e 32ºC. Ocorre que na metade da semana que vem, a aproximação da frente fria, deve induzir o ingresso de ar ainda mais quente no estado paulista, o que fará com que a temperatura suba ainda mais.


Com efeito, a previsão é que quarta e quinta da semana que vem sejam dias de forte a intenso calor na cidade de São Paulo com máximas de 33ºC a 35ºC. No interior paulista, algumas cidades podem ficar ao redor dos 40ºC.

Por fim, com a chuva, nos últimos dias do mês, a temperatura terá um acentuado declínio e passará à amena por vários dias seguidos na cidade de São Paulo.

Anúncios