Anúncios

Passsgem da frente fria trouxe granizo em diferentes pontos do Uruguai e que agora atinge o Sul gaúcho | Redes Sociais/BCP Salto

A frente fria que mudará o tempo no Rio Grande do Sul após o calorão e histórico da arjá atuava no começo desta sexta na região de fronteira com o Uruguai e no Extremo Sul gaúcho, assim como era previsto pela MetSul em seus prognósticos. O mapa de raios da 0h desta sexta mostrava longa e estreita faixa com muitos raios se estendendo do Norte do Uruguai ao oceano, indicando a presença da frente fria.


Na sua passagem pelo Uruguai, até o momento, este sistema frontal trouxe temporais de granizo em diversos departamentos do país vizinho. Há relatos de granizo localizado também na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai por ocasião da chegada desta frente fria como em Jaguarão e Arroio Grande. Entre os locais do território uruguaio que teve granizo está o departamento de Cerro Largo, onde as pedras de gelo chegaram a ter tamanho médio.

O Oeste e o Sul do Rio Grande do Sul devem ter chuva, localmente forte, e temporais de raios com possibilidade de vento forte isolado e granizo localizado na madrugada e na manhã desta sexta-feira, uma vez que o sistema frontal avança lentamente. Nas demais regiões do Rio Grande do Sul, o sol aparece com nuvens ao longo da maior parte desta sexta-feira.

SAIBA MAIS: Previsão do tempo para São Paulo é de dias de chuva no fim do mês  que será antecedida por um período de intenso calor com até 35ºC a 40ºC

O que ocorreu no Uruguai e atinge nesta madrugada o Oeste e o Sul gaúcho com chuva e temporais não deve se estender a todo o Rio Grande do Sul. Isso porque à medida que a frente avançar para Norte pelo Estado ao longo desta sexta, o sistema frontal deve perder muita atividade e organização.


Por isso, a instabilidade maior ocorre no Oeste e no Sul gaúcho com chuva em mais locais também em parte da região central do Estado. Na Metade Norte há chance apenas de chuva isolada, sobretudo na segunda metade do dia. Ante o calor, algum temporal isolado não é afastado, Na maioria das cidades da Metade Norte, aliás, pode não chover nesta sexta e o tempo mudaria somente com aumento de nuvens e o vento virando para Sul com rajadas e queda de temperatura.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

No Sul e no Oeste, pela chuva, a temperatura se mantém mais baixa e o dia deve terminar com marcas entre 11ºC e 13ºC. Por sua vez, na Metade Norte será outro dia quente, mas sem o calor intenso de hoje. A temperatura pode atingir 30ºC a 32ºC no Noroeste, no Médio e Alto Uruguai, no Planalto Médio e nos Campos de Cima da Serra. Em Porto Alegre e região metropolitana, as máximas devem ficar entre 26ºC e 28ºC na maioria dos pontos com 17ºC no final do dia.

Anúncios