Anúncios

Previsão do tempo indica mais chuva neste domingo em Porto Alegre e grande parte do Rio Grande do Sul com ar quente e úmido no estado | PEDRO PIEGAS/PMPA

A MetSul Meteorologia adverte que o tempo segue instável neste domingo no Rio Grande do Sul com expectativa de chuva e novos temporais isolados, depois de um sábado marcado por intenso abafamento, chuva em todas as regiões gaúchas e alguns temporais localizados.

O domingo será de forte instabilidade atmosférica no Rio Grande do Sul. A previsão do tempo da MetSul indica que novas áreas de instabilidade com nuvens carregadas vão se formar entre a madrugada e de manhã no Oeste e no Sul do estado.


Estas nuvens de maior desenvolvimento vertical podem provocar chuva forte em várias cidades do Oeste e de parte do Sul gaúcho na primeira metade do dia com elevados volumes em curto período, agravando o risco de alagamentos.

Na Metade Norte, o sol até aparece com nuvens em vários pontos antes da chuva. Ao longo do dia, contudo, a instabilidade avança e deve tomar conta do estado até de tarde. A chuva será irregular. Diversas cidades devem ter pouca chuva, mas pontos isolados podem registrar precipitação localmente forte e com risco de alguns temporais.


Com o quadro de instabilidade, a temperatura se eleva menos do que hoje em todo o estado. A grande maioria das cidades gaúchas não deve alcançar os 30ºC. Mais ao Norte do estado, porém, a temperatura pode passar de 30ºC. Embora um dia menos quente do que hoje, a sensação de tempo abafado permanece.

O sábado foi muito quente e abafado em diversas localidades. As máximas chegaram a mais de 35ºC no vales. Porto Alegre atingiu 33ºC. Com a elevada umidade, a sensação era de mais calor. Com calor e umidade, nuvens carregadas trouxeram pancadas de chuva e temporais isolados com vento e granizo.

A chuva acumulada em 24 horas até às 19h deste sábado somou 88 mm em Quaraí, 80 mm em Uruguaiana, 73 mm em Bagé, 70 mm em Rosário do Sul, 68 mm em Itaqui, 67 mm em Livramento e Dom Pedrito, 57 mm em Pedro Osório, 56 mm em Canguçu, e 50 mm em Jaguarão.

Estações meteorológicas registraram rajadas de vento de 85 km/h em Teutônia, 82 km/h em Palmeira das Missões, 81 km/h no Chuí, 79 km/h em Quaraí, 74 km/h em Lagoa Vermelha e 72 km/h em Livramento.

Levantamento da MetSul com base no sensor GLM do satélite meteorológico GOES-16 mostra que até às 19h deste sábado o Rio Grande do Sul registrou em 24 horas um total de 69.039 raios. Segundo os dados, os municípios que mais registraram descargas foram Livramento (6.536), Uruguaiana (5.793) e Quaraí (5.396).

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios