Anúncios

Chuva intensa e raios na madrugada de hoje em Livramento | FABIAN RIBEIRO

Intensas áreas de instabilidade associadas a uma frente fria ingressaram no Rio Grande do Sul nas últimas horas a partir do Uruguai, onde causaram tempo severo e inundações em Montevidéu. A forte instabilidade também deixou elevados volumes de chuva no Oeste e no Sul gaúcho em poucas horas assim como rajadas de vento.

A chuva acumulada até 9h deste sábado somou 77 mm em Quaraí, 69 mm em Bagé, 64 mm em Rosário do Sul, 62 mm em Livramento e Dom Pedrito, 59 mm em Uruguaiana, 56 mm em Pedro Osório e 49 mm em Jaguarão, de acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres e do Instituto Nacional de Meteorologia.


Os temporais que alcançaram o Sul e o Oeste do Rio Grande do Sul nas últimas horas trouxeram ainda fortes a intensas rajadas de vento com registros de 81,3 km/h no Chuí; 78,8 km/h em Quaraí; e 72,3 km/h em Livramento. No município de Arroio Grande, no Sul gaúcho, o vento causou queda de árvores e postes com falta de energia na cidade.

Levantamento da MetSul com base no sensor GLM do satélite meteorológico GOES-16 mostra que até 9h deste sábado o Rio Grande do Sul registrou 47.560 raios. Segundo os dados, os municípios que mais registraram descargas foram Livramento (6.536), Uruguaiana (5.793) e Quaraí (5.396).


Ontem, no Uruguai, a instabilidade intensa pela frente fria causou graves alagamentos na cidade de Montevidéu com precipitação de 80 mm em apenas três horas. Houve ainda vento com rajadas de 100 km/h, medidas em estação meteorológica no Oeste da capital uruguaia.

A MetSul Meteorologia alerta que o risco de chuva localmente forte e de temporais em pontos isolados prossegue no Rio Grande do Sul ao longo deste fim de semana. São previstos volumes altos de chuva principalmente para o Oeste gaúcho com marcas acima de 100 mm em vários pontos e até acima de 150 mm em alguns.

Exceção do Oeste e do Sul gaúcho, que estão com tempo encoberto e chuva em vários pontos, o sol aparece com nuvens na maioria das regiões gaúchas na manhã deste sábado, o que traz calor e abafamento. A temperatura às 9h da manhã já atingia 35ºC em cidades do Noroeste do estado.

Imagem de satélite das 10h deste sábado do GOES-16 | NOAA/METSUL

A previsão para as próximas horas indica que a instabilidade agora atuando no Oeste e no Sul gaúcho avance para as demais regiões do Rio Grande do Sul com chuva e temporais isolados. Não vai chegar a chover em todas as cidades, uma vez que a precipitação será irregular, embora forte a intensa em alguns pontos. Antes da chegada da chuva, o calor persiste e intenso em várias localidades da Metade Norte.

Porto Alegre e região tiveram chuva e raios na madrugada por nuvens que se formaram na dianteira do sistema de instabilidade no Sul gaúcho, mas o sol já aparecia durante a manhã com calor e abafamento. Nas próximas horas, o calor aumenta ainda mais e, após, o tempo voltará a se instabilizar com chuva e trovoadas.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios