Anúncios

Douglas Becker (Venâncio Aires)

As condições atmosféricas no Sul do Brasil estão sendo influenciadas por um bloqueio atmosférico, o que traz o ar seco do Brasil Central para a parte meridional do país ante a influência de um centro de alta pressão. 

Isso determina uma maior amplitude térmica, uma maior diferença de temperatura entre a noite o dia, ou seja, entre as mínimas e máximas diárias. Trocando em miúdos, as noites são frias e as tardes mais quentes que o normal para essa época do ano.

Neste domingo, por exemplo, São José dos Ausentes teve mínima de 1,5°C e Canoas amanheceu com 9°C. Durante a tarde, as máximas ficarão em até 22°C em Ausentes e podem alcançar 26°C ou 27°C em Canoas. No Noroeste gaúcho, Santa Rosa começou o dia com 6,5°C e terá quase 30°C à tarde. 

Ao longo da semana, com o ar seco, se repetirá o acentuado resfriamento noturno e o rápido aquecimento durante o dia. Em locais de grande altitude, como o Planalto Sul de Santa Catarina e a região de São José dos Ausentes, o tempo muito seco e aberto vai trazer mínimas muito baixas em alguns locais, inclusive negativas e com geada. 

Isso se dará nas baixadas enquanto mínimas muitíssimo mais altas ocorrerão sobre morros ou pontos mais altos distantes às vezes poucas centenas de metros das baixadas mais frias. Haverá, assim, uma brutal variação de temperatura entre microclimas urbanos e rurais.

 

Anúncios