Dias de sol e nuvens devem predominar na semana que começa no Rio Grande do Sul com pouca chuva na grande maioria das cidades gaúchas e noites ainda com temperatura baixa para novembro | DENIS GOERL

A semana que começa terá uma diferença em relação a que passou: marcas mais altas nos termômetros. Isso, contudo, não significa que será uma semana quente para quem vive no Sul do Brasil. Ao contrário, a temperatura deverá estar ainda abaixo do que é normal para o mês de novembro durante a noite com tardes predominantemente agradáveis.

Projeção do modelo alemão Icon indica temperatura abaixo da média desta época do ano na tarde de hoje e acima da média na tarde da quinta-feira na maior parte do Sul do Brasil | METSUL

A última semana foi muitíssima fria para os padrões desta época do ano, assim que a elevação da temperatura na que começa aproxima as marcas mais do que é normal em novembro à tarde, mas ainda assim a temperatura segue baixa para novembro durante o período noturno com mínimas abaixo da média histórica.

Porto Alegre, por exemplo, terá mínimas ao redor de 13ºC ou 14ºC com marcas menores na região metropolitana até a madrugada de quinta-feira. A temperatura mínima média do mês de novembro na capital gaúcha é de 17,7ºC. Ou seja, a grande maioria das madrugadas desta semana terá mínimas ainda inferiores à normal climatológica do mês, embora não tão baixas quanto na última semana, quando chegou a fazer 9,3ºC na medição oficial da cidade.

No final da semana, ar mais quente cobre o Rio Grande do Sul e traz uma elevação maior tanto das mínimas como das máximas, encerrando o longo e atípico período de temperatura muto abaixo a abaixo da média dos primeiros dez dias de novembro. As máximas, então, vão ficar perto ou acima de 30ºC em diversas localidades gaúchas.

No Noroeste gaúcho, entretanto, aquece já bem antes. Com tempo muito seco e estando mais distante do oceano, o Noroeste terá máximas ao redor dos 30ºC desde agora no começo desta semana e que vão prosseguir nos próximos dias com tendência de gradual aquecimento.

Na maior parte do Rio Grande do Sul, a semana que começa terá o predomínio do sol e baixa frequência de chuva. O cenário, entretanto, não é válido para todas as regiões. Áreas mais a Leste e Nordeste do território gaúcho, o que inclui a Grande Porto Alegre, a Serra e o Litoral Norte, devem ter sol, nuvens e pancadas de chuva localizadas e passageira de hoje até quarta.

Projeção de chuva dia a dia de hoje até sábado do modelo meteorológico alemão Icon | METSUL

Pontos do Litoral Norte do Rio Grande do Sul devem ter, inclusive, pancadas de chuva fortes a torrenciais com elevados volumes localizados entre hoje e amanhã. Na costa, assim como se deu no domingo no litoral catarinense, não se afasta até a possibilidade de trombas d´água, tornados sobre água, junto ao Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Na sexta-feira, aumento de nebulosidade na maior parte do estado gaúcho e chove na maior parte dos municípios ao menos em parte do dia. Instabilidade será maior no Oeste, Centro e na Metade Norte gaúcha. O tempo melhora no sábado, mas no final do dia a chuva começará a retornar pelo Oeste.

Em Porto Alegre e região, sol e nuvens com chuva passageira e isolada, ocasionalmente com pancadas fortes de curta duração, entre hoje e quarta. Na quinta, o sol predomina na capital gaúcha. Na sexta, o sol aparece com aumento de nuvens e não se descarta chuva. Já no sábado, o sol predomina em Porto Alegre com maior aquecimento.