Primeira metade da semana tem instabilidade na capital | ALEX ROCHA/PMPA

O sol aparece nesta segunda-feira em Porto Alegre e região metropolitana, entretanto com a presença de nuvens e períodos de maior nebulosidade. A circulação de umidade que vem do oceano segue trazendo nebulosidade do mar para o continente. Nuvens Cumulus isoladas se alternam com sol e provocam chuva localizada e passageira na capital e região metropolitana. Não se afasta a possibilidade de pancadas fortes isoladas e passageiras, portanto de curta duração.

A segunda-feira ainda começa fria para esta época do ano, embora com temperaturas mais altas que na última semana, com mínimas de 11ºC na Grande Porto Alegre e ao redor de 14ºC na capital. A tarde desta segunda-feira, por sua vez, tem marcas agradáveis na região. Porto Alegre deve ter ao redor de 22ºC enquanto na área metropolitana pode fazer 24ºC.

A terça-feira na capital gaúcha mais uma vez terá sol e nuvens com períodos de maior cobertura de nebulosidade. A circulação marítima que traz nuvens do mar para o continente prossegue e será mais um dia com alta probabilidade de chuva localizada e passageira. Cresce, inclusive, a chance de chover e com pancadas isoladamente fortes que se intercalam com sol. Nuvens de maior desenvolvimento vertical se farão presentes no céu na região metropolitana e os Cumulus trarão as pancadas.

A temperatura não muda muito na Grande Porto Alegre durante a terça-feira. A região vai ter outra madrugada bastante amena e até fria para os padrões de novembro com mínimas abaixo do normal para esta época do ano pelo oitavo dia seguido. Porto Alegre deve registrar entre 13ºC e 14ºC. Na área metropolitana, alguns pontos podem ter 10ºC ou 11ºC. A tarde vai ser novamente agradável com máximas ao redor de 23ºC na capital e de 25ºC no Vale do Sinos.

Na quarta-feira, a tendência é a repetição do padrão de hoje e amanhã. Será mais um dia com mistura de sol e nuvens na área metropolitana da capital gaúcha, entretanto a circulação de umidade que vem do mar com nuvens Cumulus novamente deve trazer chuva passageira e em pontos isolados, ocasionalmente na forma de pancadas.

As mínimas no amanhecer da quarta-feira devem ficar em torno dos 14ºC em Porto Alegre e de 12ºC na área metropolitana. A tarde, de novo, será agradável, mas com máximas mais altas do que na véspera. Os termômetros devem indicar até 25ºC na capital e 27ºC em cidades do Vale do Sinos.

Na quinta, o sol predomina e não há previsão de chuva. Porto Alegre deve ter entre 14ºC e 28ºC, mas no Vale do Sinos as máximas ficam ao redor de 30ºC. Na sexta, sol e aumento de nebulosidade, não se descartando chuva na Grande Porto Alegre. Com isso, as máximas devem se elevar menos, atingindo até 25ºC na capital. As mínimas também se elevam e Porto Alegre deve amanhecer com temperatura ao redor de 17ºC, a normal para novembro. No sábado, o dia tem sol e calor à tarde com máximas perto de 30ºC na capital e acima de 30ºC no Vale do Sinos.