A chuva vai acompanhar a volta ao trabalho após o Carnaval em vários estados nesta quarta-feira, antecipa a MetSul Meteorologia. O nosso prognóstico indica a atuação de uma frente fria que provoca chuva nesta Quarta-Feira de Cinzas principalmente em parte do Sul e do Sudeste.

Uma massa de ar mais frio associada a um centro de alta pressão de 1.024 no Rio da Prata proporciona um dia de temperatura muito agradável para fevereiro no Rio Grande do Sul nesta quarta. Faz até frio cedo em pontos da Campanha e da fronteira com o Uruguai. À tarde, temperatura baixa para a época do ano pelo ar frio e a instabilidade na Serra.

O sol aparece com nuvens em grande parte do estado, mas na Metade Norte haverá mais nuvens. No Norte e no Noroeste gaúcho, chance de chuva ou garoa ainda em parte do dia. Na Serra e Aparados da Serra, assim como em áreas mais ao Norte da costa, a nebulosidade predomina com precipitação até meados da tarde.

Em Santa Catarina, o sol até aparece com nuvens em algumas localidades, sobretudo do Oeste, mas muitas nuvens permanecem sobre o estado. Chove na maioria das regiões catarinenses no decorrer desta quarta, principalmente no Meio-Oeste, no Sul, Leste e cidades próximas do Paraná. Em pontos mais a Leste, risco de chuva forte isolada.

No Paraná, uma quarta-feira de abundante nebulosidade e tempo instável na maioria das cidades. A chuva é irregular, porém alcança grande parte das localidades. Espera-se mais chuva, até forte em alguns pontos, especialmente em cidades do Leste do estado, incluindo a região metropolitana de Curitiba. No Norte, onde o dia é ainda de calor, o sol aparece em diferentes pontos.

O estado de São Paulo terá uma quarta-feira de muitas nuvens, embora aberturas com sol e nuvens pelo interior. Chove durante parte do dia em grande número de cidades paulistas e com pancadas fortes a torrenciais em diferentes locais pela influência de uma frente fria. No interior, exceção do Sul e da costa, o calor prossegue.

Na cidade de São Paulo, por sua vez, céu nublado a encoberto com chuva no decorrer do dia que pode voltar a ser forte da tarde para a noite. A temperatura estará muito menor à tarde que nos últimos dias com marcas ao redor de 25ºC, mas o dia começa ainda com abafamento.

Imagem de satélite da madrugada desta quarta-feira mostrava um ciclone muito ao Sul do Atlântico e a frente fria associada se estendendo por milhares de quilômetros até o Litoral do Sul do Brasil e de São Paulo | METSUL

No Rio de Janeiro, o sol aparece com nuvens e a nebulosidade aumenta no decorrer do dia. Chove primeiro na Costa Verde, mas da tarde para a noite em diversas cidades. Em pontos isolados, a chuva pode ser forte e com risco de temporal. O dia é muito quente e abafado ainda, mas a chuva deve trazer algum alívio. No Norte fluminense, o dia é de intenso calor. No Espírito Santo, sol e nuvens com forte calor. Chance de chuva isolada de verão maior em pontos do Sul capixaba.

Em Minas Gerais, por sua vez, grande parte do estado deve ter um dia de tempo firme e com o predomínio do sol. Não chove nesta quarta na esmagadora maioria das cidades do Centro para o Norte mineiro. A chuva tende a se dar mais em pontos do Sul do estado. Em Belo Horizonte, o sol aparece com forte calor.

No Centro-Oeste, Goiás deve ter dia de sol, nuvens e calor com pancadas muito isoladas de chuva. No Mato Grosso, cenário semelhante com o sol aparecendo com nuvens na maioria das cidades, mas com chuva isolada principalmente da tarde para a noite pela alta temperatura. No Mato Grosso do Sul, a frente fria traz chuva em áreas do Sul e do Oeste. Nas demais áreas, sol e nuvens com momentos de maior nebulosidade e chuva isolada pelo tempo abafado.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.