Anúncios

Novembro termina com a presença do sol e calor em grande parte do Brasil. Uma massa de ar quente domina grande parte do território nacional nesta virada de mês. Pancadas de chuva ocorrem principalmente em pontos do Norte, Centro-Oeste e o Sudeste, mas são isoladas. No Sul e no Nordeste do país, o tempo firme predomina com temperatura alta.


O mapa acima mostra a projeção de chuva para este último dia de novembro em todo o Brasil a partir de dados da saída da 0Z de hoje do modelo meteorológico alemão Icon, disponível ao assinante (assine aqui) na seção de mapas, em que se observa como muitas áreas do território brasileiro passarão esta quinta sem registro de precipitação.

O último dia de novembro e da chamada primavera meteorológica (trimestre de setembro a novembro) será marcado pelo calor no Rio Grande do Sul. Uma massa de ar quente cobre o Rio Grande do Sul e atua com mais força na Metade Oeste e no Norte do estado.


O sol aparece em todo o estado gaúcho hoje com momentos de céu claro, embora com nuvens em diversas localidades. Na segunda metade do dia, pelo calor, não se pode descartar chuva isolada típica de verão, especialmente no Oeste gaúcho. A tarde será quente com até 35ºC no Oeste e no Noroeste.

Em Santa Catarina e no Paraná, o dia também terá a presença do sol com calor em várias cidades. Maior aquecimento é esperado no Nordeste catarinense e em cidades do Oeste e do Noroeste paranaense. O calor pode gerar chuva muito isolada em pontos do Paraná, especialmente do Norte do estado.

No Centro-Oeste, o sol aparece com nuvens na maior parte da região e faz muito calor com máximas de até 38ºC em pontos do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso. Chove em pontos isolados dos dois estados já de manhã, mas da tarde para a noite o calor forma mais nuvens carregadas com pancadas localizadas em diferentes pontos. Cuiabá fica ao redor dos 40ºC.

No Sudeste, um dia de sol e nuvens em quase toda a região. Maior presença de nuvens em parte do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. O ar quente traz uma tarde de calor no interior de São Paulo com marcas de 31ºC a 33ºC na maioria das cidades. A capital paulista terá entre 29ºC e 30ºC. No Noroeste e no Norte de Minas, máximas perto ou ao redor de 40ºC. Da tarde para a noite, o aquecimento traz pancadas de chuva isoladas com risco de temporais muito localizados em diferentes pontos do Sudeste.

No Nordeste, o sol predomina com calor em toda a região. Pancadas de chuva serão por demais isoladas e afetarão poucos pontos da costa e de áreas como do Maranhão. No Norte, sol e nuvens com pancadas localizadas de chuva na maior parte da região no decorrer do dia. Chove mais no Amazonas e pouco em Roraima. No Tocantins, pancadas também em baixo número de locais.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios