Anúncios

Muita gente deve ser surpreendida por uma mudança do tempo em parte do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. A chuva deve retornar por algumas horas para pontos do estado gaúcho, mas a maior parte dos municípios deve passar a quinta-feira sem qualquer registro de precipitação.

O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul, mas nuvens esparsas são esperadas na maioria das regiões com tempo mais aberto e períodos de céu claro no Oeste. Da tarde para noite, nuvens Cumulus (com aspecto de bolas de algodão) ganham desenvolvimento vertical e ocorrem pancadas de chuva nos vales, Serra, Grande Porto Alegre, área de entorno da Lagoa dos Patos e no Litoral Norte. Alguns pontos terão chuva forte isolada e passageira, não se descartando até granizo localizado com trovoadas.


Os mapas abaixo mostram as projeções de refletividade do nosso modelo WRF de alta resolução, disponível ao assinante na seção de mapas, em que se observa a tendência de instabilidade com pancadas de chuva em pontos principalmente do Nordeste gaúcho, como a Serra e o Litoral Norte, mas que poderiam alcançar ainda os vales e mesmo a região de Porto Alegre.


O vento que já se intensificou hoje em parte do dia deve soprar por vezes moderado e com ocasionais rajadas ao longo da quinta-feira no Sul e no Leste gaúcho, inclusive na área da Capital. O dia começa menos frio, mas ainda assim são esperadas marcas de um dígito durante a madrugada, sobretudo na Serra e nos Aparados. Em Porto Alegre, a temperatura deve variar entre 13ºC e 25ºC.

Na sexta-feira, o sol predomina no Rio Grande do Sul e a temperatura se eleva mais à tarde com máxima ao redor de 30ºC em diversas localidades. Ocorre que a chuva retorna no sábado. O sol até deve aparecer com nuvens em parte do sábado em muitas áreas, mas a nebulosidade aumenta muito e o tempo se instabiliza em quase todo o estado gaúcho no decorrer do dia com os mais altos volumes na Metade Norte.

Anúncios