Marnes Hoff

A MetSul Meteorologia alerta que uma área de menor pressão atmosférica (cavado) com ingresso de ar mais quente a partir do Norte favorecerá forte instabilidade no Rio Grande do Sul da tarde pra noite desta sexta-feira e ainda nas primeiras horas do sábado,

A instabilidade afetará mais áreas do Centro para o Norte gaúcho, Santa Catarina e parte do Paraná com chuva que será localmente forte a torrencial em alguns momentos e acompanhada de raios, prevendo-se fortes trovoadas em alguns pontos. A sequência de mapas mostra a projeção do modelo WRF da MetSul de instabilidade entre 12h de hoje e o meio da madrugada do sábado, quando as áreas de chuva forte e temporais começarão a se afastar.



Sempre que ocorre  situação sinótica como a prevista para esta sexta, com instabilidade acompanhada de ar mais quente avançando sobre uma atmosfera mais fria, é comum a ocorrência de raios e temporais isolados de vento e granizo. O granizo, em particular, é um risco maior neste tipo de cenário, não raro com diâmetros maiores que podem produzir danos.

Durante o fim de semana a instabilidade será maior sobre Santa Catarina e o Paraná com chuva e temporais isolados. Os temporais podem alcançar até áreas do Mato Grosso do Sul e de São Paulo (leia mais), onde os volumes de chuva serão excepcionalmente altos nos próximos dias, a despeito de ser um período do ano em que costuma chover pouco nestas regiões.