Anúncios

O bloqueio atmosférico começou a cair, a chuva voltou com muito frio em parte do Sul do Brasil e agora será a vez de parte do Centro-Oeste e do Sudeste ter a mudança do tempo.

A MetSul Meteorologia adverte para muita chuva chegando nos próximos dias do Norte gaúcho ao Paraná no Sul do Brasil, no Mato Grosso do Sul no Centro-Oeste e em São Paulo na Região Sudeste.


Como esta é uma época do ano de pouca precipitação na climatologia do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, os acumulados de chuva projetados pelos modelos devem ficar muito acima da média histórica em pontos destes três estados. 

A instabilidade ganha força sobre o Mato Grosso do Sul e São Paulo durante o fim de semana com chuva e temporais isolados, condição que deve persistir ainda deve persistir no começo da semana. Na capital paulista, a chuva deve ocorrer principalmente entre domingo e terça, podendo ser moderada forte em alguns momentos. 

O mapa acima mostra a projeção de chuva para os próximos sete dias do modelo Icon do serviço meteorológico alemão que é rodado pela MetSul. Observa-se que a chuva pode ser muito volumosa em áreas m, o que é uma excelente notícia para o Paraná diante do grave quadro de abastecimento de água no estado e no geral pelo alto número de queimadas. 


O modelo canadense, mapa acima, indica volumes extremamente altos (300 mm a 400 mm), capazes de produzir inundações e cheias de rios, no acumulado de dez dias para muitos pontos do Paraná e ainda do Mato Grosso do Sul. Conformando-se esta projeção e os paranaenses terão um imenso alívio na estiagem. 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

As projeções de chuva para horas, dias, semanas e meses de diversos modelos numéricos e com mapas específicos para diferentes regiões do Brasil estão disponíveis ao assinante na seção de mapas com diversas atualizações diárias. Assine e aproveite a promoção do plano anual.

Anúncios