Anúncios

Céu azul vai predominar em Porto Alegre (foto) e no interior nesta quarta | FERNANDO OLIVEIRA

O sol predomina em todo o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira com amplos períodos de céu claro. Uma massa de ar seco associada a um centro de alta pressão cobre o estado amanhã e favorece o tempo muito aberto.

Com o tempo aberto e o perfil seco da atmosfera, o resfriamento é acentuado à noite e parte do território gaúcho terá um amanhecer frio, sobretudo na Serra.


As menores mínimas amanhã devem ocorrer na Serra e nos Campos de Cima da Serra com o ar mais seco na região. Marcas de um dígito vão ocorrer nestas localidades de maior altitude do Nordeste do Rio Grande do Sul e não se pode descartar mínimas ao redor ou abaixo de 5ºC na área de São José dos Ausentes.

Mesmo a possibilidade de geada não é afastada. Há chance de gear na madrugada desta quarta em pontos isolados de baixadas entre os Campos de Cima da Serra, do Rio Grande do Sul, e o Planalto Sul Catarinense. Se ocorrer, o fenômeno se dará com fraca intensidade.


O frio, contudo, não deve se limitar à Serra e outras regiões devem ter mínimas baixas para esta época do ano amanhã. A previsão do tempo é de que pontos da Grande Porto Alegre, por exemplo, podem amanhecer com 12ºC a 13ºC, marcas baixas para dezembro.

O mesmo ar seco que favorece o frio à noite proporciona maior aquecimento diurno e a tarde terá calor em várias cidades.  Com isso, a tarde vai ser de calor na maioria das áreas, mais intenso no Oeste e no Noroeste, onde pode fazer 32ºC a 34ºC. Na Grande Porto Alegre, as máximas ficam em torno de 30ºC.

Atenção para a umidade bastante baixa à tarde na Metade Oeste com valores abaixo dos 30% em diversos municípios. A previsão é que o vento se intensifique do quadrante Leste da tarde para a noite pelo contraste térmico entre oceano e continente.

Anúncios