Prepare-se para uma semana gelada. Massa de ar polar impulsionada por ciclone no Atlântico derrubou a temperatura neste fim de semana em metade do país (mapa abaixo) com perspectiva de mínimas abaixo de zero nesta semana no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.
O ar frio foi precedido por muita chuva com altos volumes ainda no sábado. Porto Alegre teve quase 80 mm na soma de sexta e sábado. Nos dois dias, vários pontos do Litoral Norte e do Noroeste acumularam entre 100 mm e 150 mm. A chegada do ar frio se deu com vento e, como avisado pela MetSul, a neve era bastante remota por não estar suficientemente gelado entre 1500 e 2000 metros de altitude. Com nuvens e chuva, o frio do fim de semana chamou mais atenção pelas máximas que pelas mínimas. Neste domingo, Ausentes teve 3,1ºC, mas em muitas cidades da Serra a temperatura ficou abaixo de 10ºC quase o dia todo. Nuvens mais carregadas formadas pela advecção fria que trouxeram mistura de chuva e sol acabaram por proporcionar a formação de arco-íris no Uruguai (foto), Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A semana que começa será toda ela muito fria à noite. Apesar das mínimas baixas segunda e terça, as menores marcas no Sul do Brasil nos dois dias ocorrerão em Santa Catarina e no Paraná, assim como nos pontos altos de São Paulo e Minas, onde o ar estará mais seco. Reforço de ar polar intensifica muito o frio aqui no Estado na quarta, quando a fronteira pode ter marcas negativas ou ao redor de 0ºC. As madrugadas de quinta e da sexta terão mínimas perto de 0ºC ou negativas generalizadas no Estado com geada ampla. Pode fazer mesmo entre 1ºC e 3ºC na Grande Porto Alegre e até 4ºC ou 5ºC negativos nos Aparados. Veja as mínimas que hoje projetamos para a quinta-feira.
- Bagé: 3ºC
- Livramento: 1ºC
- Pelotas: 4ºC
- Porto Alegre: 3ºC
- Caxias do Sul: 0ºC
- Vacaria: -3ºC
- Ausentes: -4ºC
- Uruguaiana: 4ºC
- Santa Maria: 2ºC
- Santa Cruz do Sul: 3ºC
- Cruz Alta: 2ºC
- Passo Fundo: 0ºC
- Erechim: 1ºC
- Santa Rosa: 1ºC
No final da semana, o ar frio começa a enfraquecer. A amplitude térmica será acentuada pelo ar seco. Ainda fará frio à noite com geada em diferentes localidades, mas as tardes serão bem mais agradáveis.