Anúncios

Porto Alegre tem nesta quinta-feira o quarto dia seguido com registro de precipitação em período de instabilidade que teve início ainda na segunda-feira e teve sua maior intensidade durante a terça.

Porto Alegre vive sequência de dias de instabilidade | ALEX ROCHA/PMPA

A capital gaúcha registrava garoa bastante fraca no final da manhã desta quinta-feira sob céu encoberto e visibilidade reduzida a cinco mil metros no Aeroporto Salgado Filho pela presença de névoa úmida.

A sequência de dias de instabilidade em Porto Alegre é consequência da atuação de uma área de baixa pressão atmosférica em baixos e médios níveis da atmosfera que desde a segunda-feira atua entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai.

Por isso, apesar de alguns períodos de melhoria, em que o sol até aparece com nuvens, o tempo não tem firmado e o dias têm apresentado muitos momentos de céu nublado a encoberto, por vezes com chuva e garoa.

Estações do Instituto Nacional de Meteorologia na capital registraram entre o começo da chuva na tarde da segunda e a madrugada desta quinta-feira acumulados de 39 mm no Jardim Botânico e 34 mm em Belém Novo.

O volume no Jardim Botânico equivale a um terço da média histórica de precipitação de abril, uma vez que a média de chuva mensal de Porto Alegre em abril é de 114,4 mm, conforme a série 1991-2020.

Esta quinta-feira em Porto Alegre terá muitas nuvens com períodos de garoa e chance de chuva, mas, assim como ontem, podem ocorrer intervalos de melhoria em que o sol pode aparecer.

Com a maior presença de nuvens e uma massa de amena sobre o Rio Grande do Sul, os porto-alegrenses vão experimentar mais um dia de temperatura agradável em que as máximas devem se situar ao redor dos 25ºC.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.