A região de Porto Alegre já teve nevoeiro algumas vezes neste ano, até no verão, mas o do final da madrugada e o começo da manhã de hoje foi o mais intenso até agora no outono e em 2013. Em pouco mais de três horas com operações suspensas, o Aeroporto Salgado Filho registrou 37 voos atrasados em mais de 30 minutos e 6 cancelamentos. O terminal retomou pousos e decolagens às 9h10min após a suspensão das operações às 5h49min. Das 36 partidas previstas até 10h, houve 26 atrasos e 3 cancelamentos. Já das 25 chegadas, ocorreram 11 atrasos e 3 cancelamentos (fotos de Vinicius Roratto do Correio do Povo).
Os boletins meteorológicos dos aeroportos (metares) indicaram visibilidade horizontal nula a 50 metros no final da madrugada no Salgado Filho e na Base Aérea de Canoas. O forte nevoeiro decorreu de importante inversão térmica, condição que há muito dias tem sido alertada pela MetSul Meteorologia. Veja na sondagem das 9h da manhã de hoje do Salgado Filho como a temperatura em superfície (14,4ºC) era menor que em toda parcela da atmosfera entre 200 metros e 1800 metros de altitude.
Durante toda esta semana são esperadas condições favoráveis a formação de nevoeiro no Rio Grande do Sul, sobretudo no Centro e no Leste do Estado, incluindo a região de Porto Alegre. A principal causa do nevoeiro e da cobertura de nuvens baixadas em alguns pontos será mesmo inversão térmica. O sol predomina até o fim da semana com tardes gradualmente mais quentes. Segue frio à noite nas baixadas. Hoje fez 4,4ºC em Canela, 4,6ºC em Farroupilha e 4,7ºC em Ausentes.