Uma internauta pelo Twitter da MetSul Meteorologia e uma jornalista do interior do Estado que telefonou para buscar informações para uma matéria que escrevia nos fizeram ontem exatamente a mesma pergunta: quando acaba este verão ? A resposta que demos para os dois questionamentos foi a mesma. Não há verão ! Assim como não há inverno ! As condições do tempo que têm sido registradas nesta semana aqui no Rio Grande do Sul não são particulares de nenhuma das estações. Por que não há verão ? Na estação quente, a regra é temperatura alta tanto à noite como de dia com máximas que normalmente superam com facilidade 30ºC no território gaícho. Quase todos os dias. E com picos de temperatura muito elevada e ondas de calor. Ontem, as duas mais altas máximas aqui no Estado sequer atingiram a marca de 30ºC. Os termômetros indicaram 29,8ºC em São Gabriel (Inmet) e ainda 29,6ºC em Santa Rosa (estação particular).

E, claro, tem feito frio durante a noite nestes dias aqui no Estado. Até, aliás, um frio razoável. Que verão seria esse em que São José dos Ausentes tem mínimas inferiores a 5ºC por doze dias seguidos ? Até com registro de marca negativa, a primeira de 2013 no Rio Grande do Sul, no dia 20. Hoje, fez 2,6ºC na cidade dos Campos de Cima da Serra. Se as condições atuais não são de verão, tampouco são as comuns de inverno. Na estação fria do ano, as noites e os dias costumam ser de frio. Máximas baixas são comuns, o que não tivemos até agora aqui em Porto Alegre e na maioria dos municípios gaúchos. O que se tem sim no momento é uma grande amplitude térmica com frio à noite e marcas agradáveis de dia devido à atuação de uma importante massa de ar seco e de alta pressão que cobre o Rio Grande do Sul e regiões próximas. Em muitas cidades, as pessoas são obrigadas se abrigar de manhã, mas andam na rua à tarde de mangas curtas, o já bastante conhecido “efeito cebola”. Condição, diga-se, bem normal para a época. De outono !!!


E outra marca do outono é nevoeiro. Hoje, novamente, vários pontos de Porto Alegre e região amanheceram com restrição de visibilidade. Na Capital, o nevoeiro se concentrou sobre o Guaíba e áreas próximas (veja foto acima à esquerda do banco de nevoeiro sobre o lago e à direita cobrindo o Parque Marinha), o que é muito comum quando começa a esfriar devido à temperatura maior da água que o ar. Sensor da MetSul indicava temperatura da água em 16ºC no começo desta manhã. O sol predomina no restante da semana no Estado, apesar de algumas nuvens no céu e novas ocorrências de nevoeiro nas primeiras horas de cada dia. Um sistema de baixa segregada que vai avançar de Oeste para Leste na Argentina vai trazer aumento de nuvens no fim de semana e chuva em pontos do interior gaúcho no domingo e para a maioria das regiões na segunda-feira.