
Mauricio Maciel
A terça-feira começou com temporal em Porto Alegre. Entre meia-noite e uma hora da manhã, logo no começo da madrugada, a capital gaúcha foi atingida por chuva intensa. Os acumulados em alguns bairros em menos de meia hora chegaram a 20 mm, casos do Partenon e da Cidade Baixa. Os volumes em 24 horas estão perto de 40 mm em parte da cidade.
Temporal com chuva forte a intensa, muitos raios e granizo em alguns bairros de Porto Alegre neste começo de terça-feira. Vídeo feito no Centro da Capital por @MauPoa. pic.twitter.com/Ubd7MGDXH7
— MetSul – Metroclima (@MetroclimaPOA) July 28, 2020
A chuva torrencial veio acompanhada de muitos raios. Por volta da 0h30 a atividade elétrica na cidade foi intensa com muitos raios. O mapa mostra os raios registrados pelo monitoramento da MetSul Meteorologia entre 0h e agora 1h da manhã.
Além da chuva forte e dos muitos raios, diversos bairros tiveram granizo com relatos do Moinhos de Vento, Higienópolis, Auxiliadora, Chácara das Pedras, Passo D’Areia e outros.
Granizo há pouco no bairro Passo D’Areia, na zona Norte de Porto Alegre. O registro é de @ingrid_canova. pic.twitter.com/YqUOFWd9Qx
— MetSul – Metroclima (@MetroclimaPOA) July 28, 2020
Granizo há pouco no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, em registro do @adamazaki. Há relatos de granizo também em Águas Claras, em Viamão. pic.twitter.com/90ufysbVqJ
— MetSul – Metroclima (@MetroclimaPOA) July 28, 2020
Atenção! A MetSul alerta que as condições de intensa instabilidade permanecem em Porto Alegre e região metropolitana nas próximas horas com mais pancadas fortes a torrenciais em alguns momentos com muitos raios e risco de rajadas de vento forte e novas ocorrências de granizo localizado.
Uma frente fria fria avança pelo Rio Grande do Sul, encontrando ar quente e úmido na sua dianteira, favorecendo temporais. A MetSul já havia advertido para o risco de temporal com possibilidade de granizo em Porto Alegre na madrugada de hoje.