Você notou a diferença do céu ontem e hoje em Porto Alegre para o final da semana passada? Hoje, estava completamente azul e na última semana, quando o tempo abriu, o aspecto era fosco e acinzentado. A grande diferença: ausência de material particulado em suspensão.

Semana passada com céu sob fumaça (Fernando Oliveira)

Porto Alegre ontem sem fumaça (Fernando Oliveira)

No final da semana passada, Porto Alegre e outras cidades do Rio Grande do Sul estavam sob influência do corredor de fumaça vindo da Amazônia e do Pantanal e com grande densidade, o que alterava a coloração do céu. Com a passagem da frente fria e o ingresso de uma massa de ar polar, a atmosfera limpou duplamente. Das nuvens e da fuligem.

NOAA

Veja na imagem de satélite que existe uma frente atuando no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil. Ao mesmo tempo, a parte central do continente está com tempo muito aberto no Rio Grande do Sul, Uruguai e na maior parte da Argentina pela influência de centro de alta pressão.

As correntes de vento que ingressaram no estado gaúcho foram de Sul com o ar frio, trazendo o ar mais limpo do Sul, enquanto que na semana passada as correntes de vento vinham de Norte. Hoje, a frente no Brasil Central funciona como uma barreira para a fumaça não estar descendo novamente para o Sul.