Uma frente fria atua no Sudeste do país e terá reforço da instabilidade nesta terça-feira com a passagem de um cavado nos níveis médios da atmosfera associado à manutenção do canal de umidade. O resultado será mais um dia de tempo instável com alerta para episódios de chuva forte  e temporais com rajadas de vento e raios. Há potencial para acumulados altos de precipitação em poucas horas.

A área de maior risco abrange o Centro e Leste do estado de São Paulo, Sul e Leste de Minas Gerais, boa parte do Rio de Janeiro e Metade Sul do Espírito Santo. Alerta-se para o risco de alagamentos em áreas urbanas. Além disso, a umidade alta e a chuva persistente nas Serra do Mar e da Mantiqueira deixa o solo encharcado o que requer monitoramento ante o risco de deslizamentos.


Entre a quarta e a quinta a chuva  se afasta do estado de São Paulo, porém ainda segue com baixos acumulados entre o Leste de Minas Gerais e o Rio de Janeiro e o Espírito Santo.  O mar fica agitado com potencial de ressaca marítima no Litoral da região no próximos dias.